Jesus é o senhor do tempo

O evangelho de hoje (João 10, 22-30) Jesus é questionado novamente sobre Ele ser ou não o Messias enviado por Deus. É interessante a clareza das palavras de Jesus:

“Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas."

Jesus reafirma sua condição de Messias enviado por Deus. E mostra que apesar de revelar-se como filho de Deus e de dar ao povo as credenciais da sua divindade por meio das obras (curas, libertações e milagres) que realizou, isso por si não foi suficiente para muitos. Como Jesus disse:

"não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas".

Há nesta frase um princípio difícil de entender a primeira vista: a presciência de Deus. Em outras palavras, Deus sabe de tudo: passado, presente e futuro. Por isso Jesus diz "não acreditais, porque não sois minhas ovelhas"; de forma que dá-se a entender que Jesus já sabia que aqueles homens não seriam salvos, outro entendimento possível é o de que estes homens que não acreditam já estavam destinados a não crer porque não haviam sido escolhidos!

Esta é uma questão profunda que motiva aqueles que combatem a fé católica - estes não conseguem compreender como é possível a presciência de Deus e o livre-arbítrio dos homens - e também que diferencia a teologia católica da teologia de algumas igrejas protestantes - que por sua vez, acreditam que Deus destinou alguns homens à salvação e condenou outros à perdição, havendo deste modo uma "predestinação".

Difícil, não é?

Mas Deus não nos deixa no escuro. Ele colocou na história da Igreja homens de fé, comprometidos com a busca da verdade e que utilizando da inteligência - movidos pelo Espírito Santo - tentam esclarecer questões como esta. Temos vários: Santo Agostinho (354-430 dc), Boécio (480-524 dc), Santo Anselmo (1033-1109), Santo Tomás de Aquino (1225-1275 dc), Ockham (1288-1388 dc) entre outros.

Primeiramente, vamos deixar claro de que apesar de ser muito difícil de se entender, apresciência divina não é incompatível com o livre-arbítrio humano (nós decidimos nossos caminhos). Segundo Medeiros, Santo Anselmo diz que os termos "ontem", "hoje" e "amanhã" não podem ser aplicados a Deus, pois, só existem no tempo e Deus existe fora de qualquer tempo, em tempo nenhum porque para Deus tudo é presente. O tempo somente existe para o universo e para a criação - também para nós seres humanos - mas Deus é eterno.

Se assumirmos isto, entendemos que independentemente da decisão que tomamos nós temos completa liberdade de tomá-las. Qualquer que seja esta decisão, no entanto, já é do conhecimento de Deus em seu presente eterno. Tentando simplificar: Deus sabe de tudo, porque para Deus não existe sequência de tempo, assim as decisões que tomamos agora (o tempo presente, atual) e suas consequências futuras são conhecidas de Deus. Nem por isso, o fato de Deus saber o que acontecerá significa que Ele controle nossas decisões, ou seja, nossa vontade (livre-arbítrio) pode mudar o futuro e mesmo que o futuro mude Deus já o conhece porque nosso futuro já é presente para Deus!

Não se preocupe se você não conseguiu entender, até mesmo os filósofos que citei expressaram a dificuldade de explicar e se colocaram humildemente diante de questões como esta.

Para finalizar, ficamos com o princípio eterno que Jesus nos apresenta:

"29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

Jesus é com certeza o filho de Deus. E reafirma que Deus é maior do que todos e que nada nem ninguém poderá vencê-lo! Deus é invencível! E ainda hoje vemos como as palavras de Jesus continuam a incomodar as pessoas, suas palavras são exigentes e combatem todo o mal! E mais, seu chamado para segui-lo é profundo e intenso, exige mudança, exige esforço, e tantas vezes é difícil até de se entender... Que nós possamos ouvir a voz de Jesus, pois nós somos suas ovelhas e não nos perderemos pois temos Jesus como pastor e vamos receber dele a VIDA ETERNA!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Rafael Simões

4 Comentário(s). Clique aqui!:

Cinthya disse...

Ótima reflexão Rafael.
Tenho certeza que depois de lê-la seremos verdadeiramente ovelhas do Senhor; sabendo escutar sua Palavra e entendê-la!

Grande abraço!
A paz...

Barbara Miqueline disse...

Faço das palavras da Cinthya as minhas.. mas ainda acrescento que as suas reflexões aqui Rafael são de uma sabedoria extrema.. Parabéns vc realmente é uma ovelha mto preciosa do Senhor. Que Ele continue te abençoando.

Bjs.

Márcio Gomes Pacheco disse...

Que rica sua reflexão, Rafael! Com certeza uma das mais profundas até hoje do blog...

Que Deus possa te abençoar cada vez mais e guiar seus passos pela luz divina do Espírito Santo, que também é um com o Pai e com Jesus!

[]s


Marcio

Anônimo disse...

Ameeei a reflexão ... parabéens!!!!

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN