A paz de Jesus: uma paz diferente


  

No evangelho de hoje (Joao 14,27-31a) Jesus nos revela que Ele é a fonte da paz verdadeira:

"27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração."
Em nossa sociedade com tantos problemas sociais como violência, desigualdade social, injustiça, impunidade, disputas... Uma sociedade em que se apregoa a cultura do descartável, em que se descartam coisas e pessoas. Nossa mídia ensina a "eliminar" aqueles que nos atrapalham ou que simplesmente não nos são convenientes. O mercado estimula a concorrência (muitas vezes desleal e injusta); nas escolas aprendemos a querer ser sempre os melhores, os mais fortes, os mais "descolados"; nossos trabalhos nos exigem ser cada vez mais capacitados, mais produtivos, mais eficientes; criam-se padrões de beleza que excluem quase todas as pessoas normais, e que exigem cada vez mais malhação, mais produtos de beleza, mais tratamentos estéticos. Nossa sociedade cria a todo momento necessidades, coisas para se ter, coisas pra se aprender, coisas pra se fazer... Somos levados a uma constante atividade, e mesmo que não sejamos ativos, nossa mente, nossas vontades, nossos sonhos são móveis como as ondas do mar.
 
Pense nisso: quais suas necessidades? Hoje, o que você acha que você precisa para se viver bem, para se considerar uma pessoa mais feliz? Será que são as mesmas coisas que você queria um mês atrás ou um ano atrás?
  
Provavelmente não. Nós estamos constantemente agitados, o que não é um problema em si. O problema está em não saber mais quem somos, o que queremos, qual o sentido da nossa vida... Vivemos em um mundo que muda a todo instante, e as necessidades que surgem para nos adaptarmos ao mundo, e às vezes, necessidades que nós mesmos nos impomos fazem com que nós percamos os significados da nossa vida... Perdemos a verdadeira paz.
 
A paz que Jesus nos oferece é um dom divino, uma força interior que nos ajuda a superar as dificuldades do dia-a-dia sem nos perder de nós mesmos. A paz de Jesus nos sustenta na vivência dos desafios de ser pessoas inteiras (que amam a Deus e aos outros seres humanos e que se deixam ser amados) sem medo de sofrer, sem medo de tentar. Esta paz nos ajuda a seguir a vida com alegria.
 
A paz que Jesus nos oferece não é fuga dos problemas, das dificuldades financeiras, dos problemas de saúde, dos problemas de relacionamento familiares, de todos os problemas. Não é uma alienação que nos torna insensíveis às dificuldades como sinal de resignação, não!
 
A paz de Jesus, permite que nós sintamos as dores que nos atingem; enfrentemos as dificuldades da vida; comemoremos suas alegrias, enfim que sejamos humanos... com a diferença que, mesmo diante de todas as dificuldades, questionamentos, correria, estresse, nós não nos perdemos do que nós somos: somos Filhos de Deus, amados por Jesus, destinados à eternidade.
 
Geralmente a paz do mundo é a ausência de discordâncias, de conflitos, e normalmente é obtida pela força e submissão à ordem imposta pelo poder. A paz de Jesus é diferente, ela exige ação dos discipulos, exige colaboração, não é uma confiança ingênua e inerte na ação de Deus. Jesus mesmo nos diz:
Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada. Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra, e os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa [...] 38.Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. (Mateus 10, 34-36 e 38)
Vemos que a paz de Jesus não é a ausência de guerra - existe uma guerra espiritual, do bem contra o mal - mas é a força que nos ajuda a combater toda espécie de mal e a seguir Jesus. Peçamos a Jesus a paz que Ele nos oferece.
 
Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo!
 
Rafael Simões

5 Comentário(s). Clique aqui!:

Unknown disse...

Muito abençoadas suas palavras, Rafael.

É interessante lembrar, também, que Jesus está a todo momento querendo nos encher dessa paz, mas é preciso que abramos os nossos corações, dando
à Ele livre acesso!

Danilo Lopes disse...

Nossa Rafael, muito profunda a sua reflexão... muito mesmo..
Achei muito interessante a forma como vc falou da Paz de Jesus em meio ao mundo agitado e conturbado no qual vivemos..

Que o Senhor te abençoe cada vez mais, irmão!!
abço!

Cinthya disse...

Muito sábias suas palavras Rafael...

Vc soube nos passar muito bem sobre a paz de nosso Senhor Jesus.

Grande abraço!
Que Deus continue te iluminando sempre!

Nathálya Mizzy disse...

Obrigado Rafael!!!!

Por ter feito a reflexão de hj e ter nos falado sobre a paz de nosso Senhor Jesus.


Abrção!
Que Deus te ilumine sempre!!!

Anônimo disse...

O homem (casca) será exterminado. Não existe nova chance, apenas nova etapa quem passou, bem... , mas, quem não passou… Muito cuidado com as igrejas, pois, elas mentem a respeito de Cristo mentem quando dizem que Cristo veio trazer paz para a terra, pois, em nenhum lugar da Bíblia esta escrito que Cristo traria a paz aqui para a terra muito pelo contrario é só ler a Bíblia e verão que na verdade Cristo veio colocar o homem em extinção veio por pessoas contra pessoas para se matarem, pois, somos uma ameaça iminente para o universo, mas, não…
----------------------------------------------------------------------------------------------------------…fiquem tristes, pois, não somos carne esse corpo é apenas um veiculo para sobrevivermos aqui na terra, mas, nos apegamos muito ao nosso corpo (veiculo) como se ele fosse parte de nos e chegamos ao ponte de não quer mos mais abandoná-lo queremos ficar com ele, (veiculo) mesmo que ele esteja estragado nos dando problema mesmo assim não queremos abandoná-lo. E foi para isso que Cristo veio, Cristo veio para nos descascar para nos tirar desse invólucro (corpo) que não é nosso apenas pegamos emprestada da terra e que essa casca (corpo) não…
----------------------------------------------------------------------------------------------------------…será exterminada, pois, quando Marx disse que a matéria é eterna e incriada ele estava certo a matéria não acaba apenas volta a se incorporar na terra. E nos verdadeiros que somos uma espécie de vida diferente das encontradas na terra voltaremos para o nosso habitat natural. Só uma curiosidade, na Bíblia fala que Deus fez o homem de barro, mas, a alma já existia, Deus apenas coloca-a no homem (casca). Parem de ouvir o que estes charlatões dizem, pois a Bíblia sim é verdadeira.
´´Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; 35 Porque eu vim…
----------------------------------------------------------------------------------------------------------…pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; 36 E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.“ Mateus 10:34
´´E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.“ Mateus 24:6
´´Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. 33 Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.“ Mateus 24:32
Rode Madalena de Jesuz.

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN