O Espírito da Verdade

  
Muito bom dia, meus amigos!
  
Muitos de nós nos julgamos sábios pelos livros que lemos, pelos cursos que fizemos, pelos inúmeros certificados que vamos colecionando ao longo de nossas vidas, pela coleção de crachás de encontros e tudo mais que deixa nosso currículo inchado.
  
Muitos de nós se julgam os donos da verdade (sem o admitir, é claro... porque em nós há um poço de "humildade") e temos receitas para qualquer coisa que venham nos perguntar, para qualquer discussão que seja debatida nas rodas de amigos. Somos doutores nos mais diversos assuntos e nos julgamos, no nosso interior, que somos mais entendidos e inteligentes que a maioria das pessoas que nos cercam.
  
Porém, permita-me dizer, infeliz daquele que se julga tão sábio se a sabedoria que te conduz, e que não é sua, não é apresentada através da luz do Espírito Santo! 
  
No evangelho de hoje, Jesus vem nos mostrar que, apesar dos inúmeros ensinamentos revolucionários sobre a maneira de o homem conviver e se relacionar com seus próximos, muita coisa ainda havia ficado sem ser apresentada, pois ainda não estavam preparados para escutar...
  
“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora."
  
E olha que o mestre já havia dito muito coisa que havia escandalizado as pessoas, como a revelação de que seu corpo era verdadeiramente uma comida e seu sangue verdadeiramente uma bebida (Jo 6,53-57).  
  
Em sua primeira carta aos Coríntios, São Paulo afirma que em seus ensinamentos, que já eram profundos, ele estava apenas dando "leite" espiritual a beber, tendo em vista que boa parte ainda eram "criancinhas" em Cristo, por estarem apenas nascendo para a vida espiritual (I Cor 3,1-2). 
  
É nesse contexto que Jesus, na passagem de hoje, nos promete enviar o Espírito Santo. Ele diz que o próprio sopro de Deus nos revelaria toda a verdade:
  
"Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará."
 
Para aquele que nasceu novamente, através da experiência da efusão do Espírito Santo, sabe bem o quanto é gostoso ser guiado pela luz do tranbordar do amor de Deus. Tudo muda em nós! Nossos atos já não são mais egoístas e tiramos nosso próprio umbigo do centro do universo!
  
Foi isso que Jesus havia anunciado em sua conversa com Nicodemos, quando afirmou que era necessário que todos nós esperimentássemos nascer de novo (Jo 3,1-21). E por que será que Ele afirma essa necessidade de nascermos de novo? Será que as coisas que o mundo nos ensina são boas? Será que a tão conhecida visão individualista, egocêntrica, vaidosa e orgulhosa que aprendemos ao longo de nossa vida é a visão ideal para nosso caminhar?
  
Que todos nós possamos pedir o derramamento do Espírito Santo, sobre cada um de nós, para que possamos então ter acesso à verdade divina apresentada por Jesus.
  
"Conhecereis a verdade e ela vos libertará!"
Jo 8,32
  
  
Grande abraço fraternal,
  
  
Márcio Gomes Pacheco

2 Comentário(s). Clique aqui!:

João Henrique disse...

Bom dia...

Márcio, sua visão à respeito de nos deixarmos e sermos guiados pelo Espírito ficou muito boa. Nota-se aí, sem sombra de dúvidas que é ação do Espírito Santo em ti meu irmão, que vos revela a verdade afim de que a passe aos próximos.

Grande abraço e que DEUS o enxarque de dons sempre!!

Abraços.

Rafael Simões disse...

Sua reflexão foi um pouco diferente... Teve mais referências sem deixar de ser direta e profunda.
Sabemos que Deus nos conhece melhor do que nós mesmos, Ele sabe do que precisamos, Ele é muito bom conosco... O Espírito Santo sendo Deus e se 'derramando' sobre nós é mais um sinal claro da entrega divina para salvação humana. Sei que palavras podem fazer sentido e até gerar sentimentos, mas é a própria graça de Deus que convence nossos corações.
Que Deus tenha misericórdia de nós e nos conceda a graça de receber o Espírito Santo, Amém.

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN