“Se eu não te lavar, não terás parte comigo”




Olá, novamente, meus amigos!

Já fizemos uma reflexão hoje, né? Mas senti-me tocado a retornar aqui para fazermos uma breve reflexão sobre uma das falas de Pedro que está presente no versículo 9:

“Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.

O que levou Pedro a dizer isso? O que isso vem a significar?

Se voltarmos um pouquinho antes de Pedro ter dito essa frase memorável, veremos Jesus, em ato extremo de humildade, lavando os pés de seus discípulos.

Meus amigos, naquela época era comum que uma pessoa, ao chegar na casa de outra, tivesse seus pés lavados. A pessoa responsável por esse ato era sempre um escravo, que se colocava em uma posição, de certa maneira humilhante, de lavar os pés de qualquer pessoa que aparecesse na casa de seu senhor.

Vale lembrar que naquela época e, principalmente naquela região, provavelmente não existia a melhor infraestrutura de estradas e rodovias. Além disso, a maioria das pessoas não dispunha dos melhores calçados para andar, o que fazia com que, indiscutivelmente, os pés ficassem sempre muito sujos.

Ora, Jesus e seus discípulos tinham feito uma longa caminhada rumo à Jerusalém. Estavam prestes a experimentarem um dos momentos mais marcantes de suas vidas, senão o maior deles. Tinham a imagem de que Jesus era quem resgataria o reino político de Israel e, de repente, aquele que seria rei se coloca a fazer um gesto comum das pessoas mais desvalorizadas da sociedade.

Por causa disso, até mesmo querendo proteger seu mestre, Pedro nega que Jesus lavasse seus pés. É quando Jesus fala mais uma de suas frases de significado profundo, no versículo 8:

“Se eu não te lavar, não terás parte comigo”.


Quanta sujeira vamos acumulando, nós mesmos, ao longo da vida? Quanta contaminação com coisas do ocultismo (signos, zodíacos, leituras de mãos, mapas astrais, macumbaria, feitiçaria, simpatias, etc), com prostituição (filmes e imagens pornográficas, visitas a zonas de prostituição, visitas a lugares em que a prostituição é facilitada ou até mesmo, "comprarmos" corpos de outras pessoas, desviando elas mais ainda do caminho do céu), contaminações com mentiras, orgulhos, egoísmos, brigas, ciúmes, contendas, bebedeiras e tantas outras coisas desmascaradas na bíblia.


Ao mesmo tempo em que o Senhor nos convida a uma mudança concreta de vida, Ele ainda fala que é preciso que limpemos nossos corações, nossos corpos espirituais para podermos ter parte com Ele.

Não há como, meus amigos, colocarmo-nos no caminho estreito, andando lado a lado com Jesus, e continuarmos a insistir em nos lambuzar, como porcos que voltam a se lambuzar na lama, mesmo depois de limpos.

O nosso lugar é o céu! Devemos buscar as coisas do alto!

Nem eu nem você temos nariz parecido com tomada para ficarmos "fuçando" nas coisas de baixo, nos lambuzando na lama do pecado.

O recado de Jesus é bastante claro: se não deixarmos que Ele nos lave, não poderemos ser da turma dele, não poderemos ter parte com ele. Em outras palavras, não podemos ter um pacto com Ele, se insistimos em permanecermos sujos, emporcalhados no pecado.

É como água e óleo: não se misturam!

Ou você é de Jesus e busca se limpar, ou... você pode completar do jeito que bem entender...

E o pior de tudo é que não tem como ficarmos sem fazer um pacto: ou é com Jesus ou é com o time do adversário.

De que lado você quer ficar?

Isso não significa que nunca mais vamos ficar sem qualquer sujeira. Ninguém é infalível!

Porém, temos o melhor kit de limpeza que já existiu: água do Espírito Santo, alvejante do sangue que foi derramado na cruz e o sabonete da confissão.

Mais uma vez eu lhe pergunto:

De que lado você quer ficar?



Márcio Gomes Pacheco

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN