Refletindo o Evangelho do dia - Que o nosso "sim" seja "sim"...



Muito bom dia, povo de Deus!

O evangelho de hoje está em Mt 5, 33-37... não continuem a leitura antes de lerem essa passagem (clique no menu LITURGIA DO DIA na parte superior do nosso blog).

Essa sequência que estamos estudando no decorrer dessa semana faz parte de uma coletânea de "aconselhamentos", que se encontram entre os capítulos 5 e 7 do evangelho de Mateus, mais conhecidos como O Sermão da Montanha. Pessoalmente falando, é uma das partes mais ricas da Bíblia, umas das mais determinantes no início da minha caminhada, há 13 anos atrás.

No evangelho de hoje, Jesus nos chama a uma auto-reflexão sobre nossa integridade, nossa sinceridade... nossa postura como seres humanos compromissados com a verdade.

O Senhor vem nos dizer que não devemos fazer juramentos.

Buscando o contexto social da época, naquele tempo não tínhamos leis e tribunais avançados, como os atuais, e muitos dos acordos eram feitos tendo como base a palavra de compromisso das pessoas. Tais acordos, ou tratados, geralmente eram selados com alguns rituais, como estender mãos e fazer juramentos, tendo por base algo sagrado (como o céu, Deus, a Cidade Santa e, numa versão mais atual, os pais, mãos sobre a Bíblia, etc).

É nesse contexto que Jesus vem nos alertar para que não façamos juramentos por nada, pois devemos ter integridade suficiente para sustentar nossas palavras, nossos acordos e nossas afirmações.

Assim, de maneira indireta, o Senhor nos convoca a termos um compromisso maior com a verdade. Que crédito nos damos a uma pessoa que constantemente diz mentiras?

O próprio Jesus afirma em Jo 8,44 que o demônio é o pai da mentira e em Mt 7,17-18 Ele afirma que conhecemos a árvore pelos frutos que ela produz - a boa árvore não pode produzir frutos bons e vice-versa.

Eu, porém, vos indago: quais são os frutos que você tem produzido? Frutos recheados de mentira ou de verdade?

Você é o único que pode dar a resposta exata para essa resposta. Caso você perceba que sua vida tem sido recheada de "inverdades" ou "meias verdades", gostaria de te exortar dizendo que essa é uma das armas mais eficazes do demônio: ele geralmente diz um monte de verdades e no meio dessas verdades ele coloca uma mentira ou uma tentação que coloca TUDO a perder (confira Lc 4, 9-13).

Que possamos, então, aceitar o convite que Jesus nos faz no dia de hoje, para que sejamos mais íntegros, sendo nossa conduta de vida o crédito de nossas palavras. Que o nosso "sim" seja verdadeiramente "sim" e o nosso "não", verdadeiramente "não".

Tenham todos um dia maravilhoso!

Grande abraço fraternal,





ps.: Peço a oração de vocês pela pregação que a Anaíle fará no Seminário I hoje e pela reunião do Grupo de Oração. Espero todos vocês lá!

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN