Ocorreu um erro neste gadget

Refletindo o Evangelho do dia: Não julgueis...


A paz de Jesus a todos vocês, meus irmãos!

Primeiramente eu gostaria de dizer que é com muita alegria que venho aqui hoje para fazer a reflexão do Evangelho do dia! Para aqueles que ainda não sabem, ontem foi um dos dias mais importantes em minha vida... O dia em que, após dois anos de caminhada, eu renovei o meu batismo e recebi a confirmação do Espírito Santo de Deus que já habitava em mim. Ontem tive a graça de receber o sacramento do Crisma e foi muito lindo sentir a presença do Espírito Santo no momento em que o padre me ungiu com o óleo abençoado. Mais do que nunca agora tenho plena certeza de que "sou do meu amado e Meu Amado é meu"...

Para meditarmos sobre o que o Senhor quer nos dizer através de sua palavra, façamos a leitura do Evangelho de hoje clicando em Liturgia Diária.

A palavra do Senhor tirada do Evangelho de São Mateus, cap. 7, vers. 1 a 5, vem falar a nós de um erro muito sério que acabamos cometendo no nosso dia-a-dia e muitas vezes não percebemos imediatamente o que fazemos, que é o julgar as pessoas.

Na Justiça brasileira, quando uma pessoa comete um erro contra outras pessoas e esse erro está tipificado na lei como um crime, é instaurada uma ação penal contra aquela pessoa afim de se chegar a uma conclusão se ela é culpada ou inocente em relação ao fato acontecido. Para se chegar a essa conclusão, somente uma pessoa pode dar a palavra final, condenando ou absolvendo o transgressor, que é o Juiz de Direito, investido de poder e capacidade intelectual e técnica para isso.

Trazendo para as nossas vidas, quantas vezes a gente não age como verdadeiros juízes, condenando as pessoas por algum erro que tenham praticado ou simplesmente atribuindo às mesmas um defeito, por terem falado algo ou agido de forma que no nosso entendimento esteja errado?

Quantas pessoas hoje em dia não são especialistas em enxergar os erros e defeitos dos outros e, além disso, os expõe diante outras pessoas e até as criticam por serem ou agirem assim?

Como somos peritos em ver os erros e defeitos das outras pessoas e muitas vezes não enxergamos as nossas próprias imperfeições?

Quantas vezes, por termos uma determinada qualidade em evidência, achamos que estamos "acima" de outras pessoas que talvez não a possuem e, até mesmo nos sentimos bem por isso?

Diante todas essas questões o Senhor vem nos dizer hoje: "Não julgueis, e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes."

É muito sério isso que a palavra de Deus nos diz hoje. Pois a mesma medida que usarmos para medir os outros, é a medida que Deus usará para nos medir... É o mesmo que dizer a Deus que queremos ser medidos e julgados da mesma forma que estamos julgando as outras pessoas, principalmente aqueles que estão próximos a nós.

Eu sei que é importante e muitas vezes necessário a gente chegar naqueles que estão próximos a nós, principalmente os que amamos, e lhes dizer o que estão fazendo de errado, para que assim a pessoa reconheça o erro e procure mudar... Mas desde que seja feito com AMOR e com o objetivo de querer o melhor para o outro.

Porém, até mesmo para agirmos assim, é necessário antes olharmos para nós mesmos e verificarmos se também não estamos cometendo aquele mesmo erro. Se não, com que autoridade chegaremos no nosso irmão para lhe indicar algo que precisa ser mudado, se em nós o mesmo erro está presente?

"...tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão"

Que no dia de hoje possamos refletir sobre como estamos encarando os erros e defeitos dos outros, sobre quem e em quais situações não estamos sendo verdadeiros juízes, e se estamos aproveitando a oportunidade de enxergarmos os erros das outras pessoas como verdadeiro espelho para vermos os nossos.

Que JESUS nos ensine a sermos compreensivos e misericordiosos para com nossos irmãos e que nos ajude a sermos verdadeiros instrumentos de amor ao invés de perversos inquisidores.

Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo!

Grande abraço a todos!


Danilo Lopes

1 Comentário(s). Clique aqui!:

Kafé (J.H.) disse...

Valeuws Danilaço, e tu tens razão cara! Devemos 1º olhar os nossos defeitos para depois tentarmos ajudar com o defeito do próximo! Parabéns pela reflexão, suas palavras deram muito mais entendimento á nós!! Valews!!!

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN