Terra Fértil - Nosso Coração






Bom dia a todos!

A passagem do Evangelho de hoje é muito especial para todos nós. A parábola do Semeador é a grande motivadora da equipe da "aboasemente.com", que deseja a todo momento lançar as sementes da Palavra de Deus em nossos corações... e, mais que isso, deseja que cada coração seja uma terra muito fértil para acolher a Palavra do Senhor.



Através dessa parábola, Jesus nos diz que a "boa semente", ou seja, a Sua Palavra, é proclamada a todos, indistintamente, para que possam acolher os ensinamentos de Deus. Porém, nem todos acolhem, porque os corações precisam estar devidamente preparados para isso; e quando não estão preparados, não são capazes de compreender o que o Senhor quer de nós...

Dessa forma, quando as sementes da Palavra são lançadas em um coração que se encontra muito cheio de sentimentos, bagunçados, estas sementes acabam ficando à beira do caminho, nem encontram muito espaço naquele coração, e qualquer pessoa ou qualquer situação é capaz de ir lá e arrancar aquelas sementes.

De outro lado, quando as sementes são lançadas em um coração "pedregoso", que não se aprofunda no conhecimento de Deus, que prefere ficar na superficialidade a conhecer mais a fundo o amor de Deus, também essas sementes não encontram espaço para criarem raízes, pois não existe "terra" suficiente. Essa "terra" que falta é a entrega da pessoa, é a vontade de querer ser mais de Deus.

Há ainda as sementes que são lançadas em um coração cheio de "espinhos", os quais sufocam as sementes e não as deixam produzir frutos. Estes espinhos, irmãos, são os pecados, que não deixam o coração acolher a Palavra de Deus, porque a esta traz à luz aquilo que estava escondido, ela nos mostra em que estamos errados, em que precisamos melhorar. O desamor, a falta de perdão, a falta de humildade, a ira, o ódio, a concupiscência, a imoralidade, tudo isso nos impede de acolher a Palavra de Deus.

Por fim, há as sementes que caem em "terra boa", sem pedras, sem espinhos, com profundidade... e com adubo! Essas sementes são acolhidas com alegria, criam raízes e produzem muitos frutos, os frutos do Espírito!

A grande mensagem de hoje, irmãos, é que devemos cuidar do nosso coração, para que ele seja sempre terra fértil. Devemos cuidar para que nada nem ninguém seja capaz de confundir o nosso coração e retirar dele as sementes da Palavra. Devemos cuidar para que haja profundidade, ou seja, que queiramos cada dia mais nos aprofundar na intimidade com Deus. Devemos cuidar, mais ainda, para que os espinhos (pecados) não cresçam e não sufoquem as sementes. Como fazer isso? Buscando sempre o sacramento da reconciliação (confissão), buscando sempre a Eucaristia... E o adubo? Este é a nossa própria vida diária de oração, que é regada abundantemente pelo Espírito Santo, a água viva!

Portanto, que tenhamos esta clareza de que a vontade do Senhor nos é manifestada a todo momento, das mais variadas maneiras, mas se o nosso coração não estiver devidamente preparado, como uma terra fértil, nós não compreenderemos a Sua mensagem.

Que você e eu possamos cuidar dos nossos corações com todo carinho e estarmos sempre preparados para ouvir a voz do Senhor!

Anaíle Flores de Paula Pacheco
Membro do Grupo de Oração Semeador
RCC - Inhumas/GO

2 Comentário(s). Clique aqui!:

guiomar disse...

A parábola de JESUS sobre o bom semeador. Quando ele fala sobre o semeador, ninguem entende. Mas nessa parábola eu particularmente sinto que é ele. As sementes boas são as pessoa de boa índoles e as sementes ruins são as pessoas más, As sementes nessa parábolassão as palavras dele plantadas em cada coração de seus filhos. Quem soube regar cada palavras no seu coração produsiu bons frutois mas quem não soube regar só produsiupéssimos frutos.

Márcio Gomes Pacheco disse...

Olá, Guiomar...

Também concordo com você, ao dizer que Jesus é o Semeador...

Precisamos tomar muito cuidado com o solo de nosso coração, né? Jesus lança, todos os dias, sementes muito boas para fazer de nós pessoas cada vez melhores, mas, infelizmente, muitas vezes deixamos que as más influências ao nosso redor não deixem as sementes boas germinarem...

Agradeço muito a sua participação!

A propósito, vi que você é de Governador Valadares. Tenho um cunhado que trabalha aí, na Leitbom, chamado Edward. Você conhece ele?

Deus te abençoe cada vez mais!

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN