Feliz aquele que sabe reconhecer as manifestações de Deus






Bom dia, amigos!

Após muito tempo sem postar uma reflexão aqui no blog, devido às muitas correrias da vida, estou feliz por estar de volta...

A passagem do Evangelho de hoje é uma continuação da passagem de ontem. É pequena, mas traz uma profundidade muito grande aos nossos corações.

Jesus louva a Deus Pai, por ter revelado o Seu amor, Seus milagres, Seus sinais, aos pequeninos e não aos "sábios e entendidos". Naquela época, a sociedade somente valorizava quem tinha riquezas ou quem era tido como sábio, ou "doutor" da lei. Os pobres, os humildes, os doentes, eram colocados totalmente à margem, sem disfarces, a separação era muito nítida.

Jesus veio justamente para mudar todos esses valores. Ele veio para os tidos como pequenos, como fracos, Ele veio para os doentes, para os pobres, para todos os marginalizados. Ele veio pra colocar em primeiro lugar aqueles que estavam em último, para exaltar o pequeno e para confundir os fortes.

Dessa forma, Jesus nesta passagem de hoje glorifica a Deus por ter revelado Seus sinais aos pequeninos, não aos "sábios", justamente porque os pequeninos acolhem com muito mais fé e amor aquilo que vem de Deus. Quem se julga muito sábio, na verdade, nada sabe sobre Deus.

Quem se mantém humilde e desejoso de obter o conhecimento divino é quem realmente entende, reconhece e acolhe todas as manifestações de Deus. Por outro lado, quem exalta a si mesmo, se julga conhecedor de todas as coisas, não é capaz de reconhecer a presença de Deus em sua vida, não é capaz de reconhecer que Deus é o Autor da vida e dono de tudo. Tudo que temos, nos é dado por Deus...

Portanto, irmãos, esta passagem vem nos dizer que feliz é aquele que se reconhece dependente de Deus, aquele que tem convicção de que tudo que tem, seja material, seja intelectual, seja espiritual, nos é dado por vontade de Deus. E pobre é aquele que pensa que tem tudo, por mérito próprio, e não precisa do Senhor.

Além disso, como eu disse no início, Jesus veio para colocar em primeiro lugar aqueles que estavam em último. Será que a sociedade de hoje está tão diferente da sociedade daquela época? Podemos dizer que se o mundo tivesse acolhido com fé e amor todos os ensinamentos de Jesus, a nossa sociedade hoje estaria muitíssimo diferente. No entanto, nem todos acolheram, nem todos tiveram corações como os dos pequeninos, nem todos acreditaram em Jesus e continuaram (ou continuam) contrariando a vontade de Deus.

E você? Tem feito coisas para mudar o mundo à sua volta, conforme os ensinamentos de Jesus?

Pensemos nisso hoje e tomemos o próposito de querer, cada dia mais, ser sinal da presença de Deus na sociedade, contribuindo para que haja mais justiça, mais amor, mais paz.



Anaíle Flôres de Paula Pacheco
Membro do Grupo de Oração Semeador
Inhumas/GO

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN