Meus irmãos, muito bom dia!
Vimos neste trecho que Jesus recebeu um mudo que fora conduzido em sua direção (e fora muito bem recebido, pois recebeu a cura). De fato, a mudez deste homem não era causada por um agente biológico/genético, ou mesmo por um fator ambiental ou por uma doença. Tal mudez se assemelha à nossa omissão. Incentivada pelo maligno (no trecho do evangelho se tratava do próprio maligno), nossa "mudez" faz com que nossos corações não deem lugar à Verdade, que é o próprio Jesus, nem a anunciem, mas a escondam, e façam dela a própria condenação.
Ser omisso é o primeiro passo para que o pecado entre e abale as estruturas de um coração que outrora era visto como templo do Espírito, tenda na qual o Senhor habitava. Na verdade, a omissão faz com o amor de Deus em nossos corações o mesmo que fazemos com a verdade (Jesus) sendo omissos: oculta, esconde. Não o expulsa, pois é impossível, mas impede que tenhamos acesso à ele. O Senhor se compadece de seus amados, e manifesta esta Compaixão nos versículos 36 e 37:
36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37"A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
De fato, os "trabalhadores" não seriam poucos se, fazendo jus ao chamado, anunciassem como verdadeiros "arautos". Não que não sejam necessários novos operários para esta imensa obra, mas faríamos deste caminho um caminho muito mais seguro se soltássemos nosso grito de indignação todas as vezes que um jovem caísse em meio às drogas, todas as vezes que um(a) jovem deixasse de viver a castidade, todas as vezes que víssemos uma família sendo destruída...
Somos chamados à loucura, chamados a anunciar o amor que é loucura para este mundo, assim como aquilo que se vê neste mundo é loucura para nós. Peçamos ao Senhor que envie, sim, operários à messe, mas peçamos a Ele o ânimo e a força necessários para abandonarmos as estruturas do pecado e, como loucos pelo reino, loucos por Jesus, sermos verdadeiros pastores para as ovelhas que vagam pelos campos que não pertencem ao Pastor e Senhor de todos.
Que pela intercessão da Virgem Maria, possamos anunciar, proclamar a salvação e o Amor de Deus àqueles que ainda não foram atingidos pelos raios da Misericórdia Infinita de Jesus!
Carinhoso abraço!
Heitor A. Pereira
0 Comentário(s). Clique aqui!:
Postar um comentário