Olá, queridos irmãos e irmãs!
Hoje o evangelho nos fala sobre os “irmãos” de Jesus os quais de fato não eram irmãos Dele, porque na época sabemos que a palavra primo não existia, na língua Hebraica.
No evangelho ainda temos a impressão de que Jesus, por um certo momento, despreza a sua família, mas, não é assim o que de fato ocorre naquele momento.
Jesus não despreza a sua mãe e seus "irmãos" (leia-se "parentes"), pois Deus é mais importante do que tudo. Temos como o exemplo o primeiro mandamento “Amar a Deus sobre todas as coisas”. Quantas vezes não colocamos Deus em primeiro lugar, construímos nossa casa espiritual sobre a areia, e a palavra já diz que quando a casa é construída na areia ao passar das tribulações, “os ventos”, ela é derrubada.
Deus nos deixou uma missão:
“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim.” Mt 10,37-38
Boa parte das pessoas coloca as coisas do mundo primeiro lugar, na frente de Deus. Porém, para Ele não é assim, Temos que amar-Lo acima de tudo, pois Ele é o nosso pai, quem nos criou.
Muitas pessoas acham que Maria teve mais filhos de sangue, mais isso não é verdade. Como falado no primeiro parágrafo, os “irmãos” de Jesus citados no evangelho eram os primos dele. Esse fato pode ser confirmado nos evangelhos de São Marcos e São Lucas:
“Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão e não estão aqui conosco suas irmãs?” Mc 6,3
“Chamou Tiago, filho de Alfeu… e Judas, irmão de Tiago” Lc 6, 15-16
Podemos ver nos evangelhos acima que Tiago não era irmão de Jesus, pois ele é filho de Alfeu e não de José, o esposo de Maria. Confirma também que Judas era irmão de Tiago. Temos vários outros exemplos na Bíblia que confirmam esse fato e, também, que a palavra "irmão" também significava "primos" ou "parente próximo".
Devemos compreender melhor a palavra de Deus, não ficando apenas preso ao que está escrito ao pé da letra. Assim buscar entender os fatos históricos contidos em cada trecho do evangelho. Pois sabemos que a Bíblia narra acontecimentos inspirados por Deus de diversas culturas e épocas distintas.
Angélica Aparecida de Souza
1 Comentário(s). Clique aqui!:
Angélica,
Já te disse ontem no final do grupo de oração, mas queria deixar registrado aqui o quanto gostei de sua reflexão acerca dos "irmãos de Jesus".
Realmente é perigoso se fazemos uma leitura "ao pé da letra" das coisas que encontramos escritas na Bíblia. Uma leitura madura é aquela que leva em consideração o momento histórico em que foi escrito, bem como a etimologia e, até mesmo, o contexto literário da mesma.
Parabéns por sua pesquisa e seu texto!
Que o Senhor continue te abençoando sempre!
Postar um comentário