Ser Boa Semente






Muito bom dia, meus amigos!

Dia do Senhor, dia de mais uma vez refletirmos sobre nosso papel no processo de conversão, nosso e de nossos irmãos.

Jesus traz a nós algumas parábolas, estorinhas educativas que ele costumava contar, buscando exemplificar com coisas do cotidiano das pessoas as questões do reino de Deus e de seu projeto de amor para cada um de nós, seus filhos muito amados.

De maneira especial, quero me abster na parábola da boa semente, especialmente porque é daí que vem o nome do nosso cantinho de reflexão do evangelho.

Depois de contar suas estórias e do povo se ausentar, os discípulos pedem que Ele explique acerca dessa parábola e Jesus começa a revelar o significado de cada personagem:

  • Filho do Homem: é o que semeia a boa semente;
  • Campo: mundo;
  • Joio: os que pertencem ao Malígno;
  • Boa Semente: os que pertencem ao Reino de Deus;
  • Diabo: o inimigo que semeou o joio;
  • Colheita: fim dos tempos;
  • Ceifeiros: anjos;



Ações Reveladas por Jesus:



    Fim dos tempos: como o joio será recolhido e queimado, os que pertencem ao Malígno, que foram semeados pelo diabo, serão separados da presença do trigo (aqueles que pertencem ao Reino de Deus) e serão "queimados";
  • Como se dará? O Senhor enviará seus anjos para fazer essa separação, arrancando todos aqueles que se dão à práticas egoístas, praticando o mal e levando as outras pessoas a pecarem;
  • O que acontecerá aos justos? Brilharão como o Sol, no reino de Deus.


Reflexões Necessárias


Jesus hoje vem nos revelar as pessoas que serão "queimadas" e excluídas da graça de Deus: todos aqueles que se dão à prática do mal e que levam outras pessoas a cometerem pecado.

Isso é muito sério!



Geralmente nos abstemos, simplesmente, a analisar os atos que temos cometido referente às nossas "boas ações". Ficamos enumerando em nosso caderninho espiritual virtual as "inúmeras" boas ações que fazemos no decorrer de nossa caminhada  que, muitas vezes, não passam de nossa obrigação de filhos, de estudantes, de namorados/cônjuges, de funcionários, de amigos. Ficamos nos gabando de algo que, de fato, devemos praticar diariamente.

Hoje o Senhor nos mostra o outro lado da moeda e nos faz verificar se estamos sendo motivo de queda para as outras pessoas.

Ligando isso a outro trecho do evangelho, conhecido como o Sermão da Montanha, o Senhor já nos alertava que se estamos para fazer uma oferta diante do altar e lembramos que temos algo contra o nosso irmão, se estamos "de mal" de alguma pessoa, é preciso que deixemos nossa oferta diante do altar e busquemos a reconciliação com tal pessoa.

Mas, e se a outra pessoa não quiser reatar a amizade conosco depois de buscarmos a reconciliação?

O que de fato importa são os gestos que fazemos em busca de criamos pontes entre as pessoas. Se "fazemos a nossa parte", acredito que buscamos regularizar nossa parte diante do Senhor para, assim, fazermos nossas ofertas.

Paremos e pensemos: estou sendo instrumento de graça de Deus ou de queda para as outras pessoas? Tenho feito elas se aproximarem ou se distanciarem do Senhor?

Como dito inúmeras vezes, a árvore boa é aquela que produz bons frutos e o convite para todos nós, nesse dia de hoje, é sermos árvores boas.

Que o Espírito Santo nos conduza nessa caminhada santa!

Fraternalmente,



Márcio Gomes Pacheco

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!