Refletindo o Evangelho do dia: "Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"


Muito bom dia, povo de Deus!

Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo por mais uma quinta-feira de vida!

O Evangelho de hoje se encontra no livro de São João, cap. 20, vers. 24-29. Clique em LITURGIA DIÁRIA para fazer a leitura ou então aproveite a oportunidade e tenha um momento de intimidade com a sua Bíblia.

Hoje é um dia muito especial para a liturgia de Nossa Igreja pois é o dia em que nos lembramos de São Tomé, aquele que foi um dos doze apóstolos.

Quem nunca ouviu alguém dizer algo assim: "eu não acredito nisso que você está dizendo não, sou igual a Tomé, só acredito vendo!". São Tomé ficou conhecido pela sua incredulidade diante a aparição de Jesus Ressuscitado aos outros apóstolos, como pôde ser observado pela leitura.

Eu particularmente acho São Tomé muito engraçado. Ele tinha coragem de perguntar a Jesus aquilo que os outros discípulos também questionavam mas não tinham coragem de exteriorizar. A leitura de hoje, que fala de sua incredulidade, só é mais uma que demonstra essa característica dele, de ser questionador e querer entender aquilo tudo que estava acontecendo.

Como por exemplo, no cap. 14, vers. 5 e seguintes, do mesmo Evangelho de São João, depois de Jesus dizer que na casa do Pai havia muitas moradas e que Ele ia preparar um lugar para eles (os discípulos), e logo depois voltaria para buscá-los, pois afinal conheciam o caminho, Tomé se volta para Jesus e diz:
"Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?" Minha gente, com certeza essa dúvida era a de todos... Afinal, apesar de conviverem com Jesus e aprenderem tudo o que o Mestre os ensinou, ainda era difícil compreender algumas coisas que Jesus dizia. Acredito que hoje, para nós que O buscamos, as coisas são mais fáceis de serem entendidas que naquele tempo...

E Jesus vem e diz:
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim." Jesus mesmo é o caminho...

Porém, o que a palavra vem nos chamar a atenção hoje é o quanto somos parecidos com Tomé, em determinadas situações... Está certo que já podemos nos considerar Bem-aventurados, pois todos nós cremos no Senhor sem o ter visto fisicamente.
"Bem-aventurados os que creram sem terem visto!" Mas quantas vezes não desejamos que aconteça um verdadeiro milagre, uma coisa super extraordinária, para que acreditemos na presença de Jesus? Quantas vezes não pedimos algum "sinal" pra Deus, pra termos certeza que é Ele que está falando, que está agindo? Quantas vezes não precisamos de algo a mais para crer no Senhor?

Meus irmãos, mais uma vez o Senhor está dizendo que a gente precisa ter fé! Precisamos acreditar sem ter visto, a partir das experiências que já tivemos com o Amor d'Ele, a partir dos pequenos milagres que acontecem no dia-a-dia e acabamos não percebendo. Ou você acha que acordou com vida hoje porquê, hein?!

Jesus nos fala a todo instante, em todos os momentos... Quer um momento de mais conhecimento da pessoa de Jesus que uma boa leitura e reflexão da Bíblia? Gente, conhecer o Amor de Deus e a pessoa de Jesus a partir da leitura do Evangelho de São João, por exemplo, é uma das coisas mais lindas que tem! E está acessível a todos, basta olhar com os olhos da fé!

Que no dia de hoje tomemos o exemplo deste grande Santo de nossa Igreja e peçamos ao Senhor essa graça de crer sem ter visto, de não ter que tocar nas chagas para acreditar... Porém, se isso chegar a acontecer, ou então se sempre tiver sido assim, lembre-se que ao tocar as chagas a ferida da incredulidade é curada e a certeza do Amor e da misericórdia de Deus é ainda maior!

Que Deus abençoe a caminhada de cada um de vocês!

São Tomé, rogai por nós!

Grande abraço!!



Danilo Lopes

2 Comentário(s). Clique aqui!:

Márcio Gomes Pacheco disse...

Parabéns, Danilo!

Arrasou na reflexão... eu, particularmente, adoro reflexões em forma de diálogo... jogando dinamicamente com a "segunda pessoa" que lê o artigo...

Gostei muito da reflexão sobre a pessoa de Tomé, muito parecida com a nossa... especialmente porque deixa muito claro que se determinada pessoa, com atos e gestos comuns, foi capaz de se santificar, nós também o conseguimos, se lutarmos diariamente...

Uma curiosidade que eu gostaria de acrescentar sobre a vida de Tomé foi que ele evangelizou a parte da península índica, lá morrendo. Certa vez, passeando por álbuns de orkut de amigos, descobri que seu túmulo se encontra em uma igreja localizada na Índia! É muito interessante... quem quiser, posso passar o link para as fotos...

Grande abraço!!

Klêni@ disse...

Nossa Danilo, que linda a reflexão de hoje.... é verdade mesmo, quantas vezes não fazemos como São Tomé? enquanto não vemos, não cremos.... que Deus nos auxilie a enxergar com os olhos da fé...

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN