Dando continuidade aos artigos sobre os sacramentos, e em especial nesta semana, sobre o Batismo, gostaria de falar um pouco sobre o grande amor de Deus por nós.
Sabemos que o Batismo é fonte de vida nova em Cristo, por onde brota toda a vida cristã, e por isso mesmo a Igreja Católica concede às crianças serem batizadas assim que nasçam. Todos nascemos com a natureza humana manchada pelo pecado original, e sendo batizados passamos das trevas para a liberdade de filhos de Deus no Filho único.
Em Cristo, os batizados se tornam ‘a luz do mundo’ (Mt 5,14). E, quando olhamos por esta dimensão podemos sentir o imenso amor que Deus tem por nós; amor este, que através do Batismo nos possibilita viver como seus filhos amados.
Todas as pessoas tem direito ao Batismo, pois este é o desejo de Deus. Muitas foram as ‘provas de amor’ concretas que Deus demonstrou por todos nós, e o Batismo também manifesta isto de forma clara, já que ele é necessário para nossa salvação. É maravilhoso saber que Ele nos ama incondicionalmente e deseja que estejamos no seu plano de salvação.
Quando somos batizados recebemos os padrinhos, e no caso do batismo de crianças, é ainda mais importante o papel destes e também dos pais – pessoas responsáveis pelo desenvolvimento dos batizados. Por isso, os padrinhos devem ser cristãos firmes, para ajudar seus afilhados nesta nova caminhada.
Os dois efeitos deste sacramento são a purificação dos pecados e o novo nascimento no Espírito Santo. O próprio Senhor nos diz que devemos ‘renascer da água e do Espírito’ (Jo 3,5) e isto se faz através deste belíssimo Sacramento.
O Senhor tem um plano de bênçãos para nossas vidas, e podemos dizer que este plano ganha vida quando iniciamos nossa vida cristã como batizados.
Busquemos responder a este projeto de Deus, vivendo nosso dia-a-dia segundo a Sua vontade. Pois se estamos à Sua disposição, Ele nos concede a graça de ouvir o Seu chamado, para vivermos dentro do Seu grande plano de amor por nós.
Klênia Pereira Pires
0 Comentário(s). Clique aqui!:
Postar um comentário