Deixar-se Ser Guiado Pelo Espírito Santo II




Muito bom dia, meus amigos!

Cá estamos nós para dar continuidade à conversa que iniciamos ontem, quando falamos a respeito do ancião Simeão que, deixando-se ser guiado pelo Espírito Santo, foi conduzido ao templo no exato momento em que os pais de Jesus consagrava o recém-nascido a Deus.

Hoje, a exemplo da passagem de ontem, temos a apresentação de uma outra pessoa que vivia em constante vida de oração. Casou-se jovem e ficou viúva sete anos depois e, após esse fato, teve uma vida de doação e entrega ao Senhor, sempre fazendo jejuns e oração. Contava ela com oitenta e quatro anos, quando presenciou a consagração do menino-Deus, pondo-se a profetizar sobre o menino...

Gostaria de começar nossa reflexão, com as palavras que a Anaíle, minha querida e linda esposa, deixou na seção de comentários na passagem de ontem:


"Pouco se tem a acrescentar, mas só quero dizer que às vezes complicamos demais essa relação com Deus, achamos que para ter intimidade com Deus eu preciso deixar de fazer todas as minhas coisas, de trabalhar, de estudar, de fazer as obrigações de casa, para só ficar orando e conversando com o Senhor. Pelo contrário, Deus não quer que deixemos nossas obrigações, Ele quer sim ser inserido em todos esses momentos; Ele quer que estejamos com Ele no pensamento e no coração em tudo que formos fazer... Ter intimidade é isso, é sentir a Sua presença em todos os lugares e instantes, é se abrir para escutar Sua voz nas coisas mais simples do nosso cotidiano, ao invés de ficar a vida toda esperando a vinda de um anjo com uma trombeta para anunciar a voz forte de Deus... Precisamos reconhecer Deus nas coisas simples da nossa vida, e parar de ficar complicando o nosso relacionamento com Ele..."

Realmente, é necessário falarmos a respeito desse assunto tão bem colocado nesse comentário. Muitas pessoas até mesmo alimentam aversão a assuntos religiosos, como participar de algum movimento, pelo receio de terem que viver dentro de igrejas, ou coisas semelhantes, para se poder viver intimidade com Deus.

A palavra do Senhor diz que "o céu é o trono de Deus, e a terra o escabelo dos seus pés" (Is 66,1). Sendo assim, engana-se quem pensa que apenas dentro de uma igreja é que podemos encontrar o Senhor. Ele realmente está presente em tudo e em todos, se assim nós quisermos encontrá-lo e dermos oportunidade para que Ele se manifeste.

Sendo assim, não é nada difícil encontrá-lo em nosso serviço, em nossa família, em nossas amizades. Basta queremos enxergar as coisas através da lente do amor, uma vez que Deus é a fonte de todo amor (I Jo 4,8).

Se nos deixarmos ser guiados pelo amor, seremos, consequentemente, guiados pelo Espírito Santo e sua voz, a exemplo do que foi dito ontem, se tornará cada vez mais compreensível para nós.

Posso afirmar que não há nada mais maravilhoso do que você sentir as mãos de Deus te apontando os caminhos a serem percorridos. Simeão e Ana viveram isso e puderam ser testemunhas oculares da luz de Deus, enviada ao mundo para sua salvação.

O que você tem feito para aprender a reconhecer a voz de Deus? O que você tem feito para se aproximar cada vez mais dEle?

Existem certas "ceras" que atrapalham nossos ouvidos espirituais, que são necessárias serem limpadas em nós. São sujeiras que nos fazem ouvir as coisas espirituais de maneira não muito clara. São todas as coisas que nos afastam do plano de amor de Deus para nossa vida: raiva, rancor, ira, mentira, blasfêmias, orgias, impurezas, bebedeiras, ambições, egoísmo, individualismo, gula, avareza, fofocas, mal falar dos outros e tudo aquilo que você conseguir colocar a mais nessa lista que não venha edificar ninguém, que difame a imagem e semelhança de Deus em nós e que tente apagar em nós o reflexo do amor.

O Senhor tem prometido para nós um ano maravilhoso para 2010. É necessário nos prepararmos para ele. No próximo sábado faremos a consagração de nosso ano ao Senhor, ao Espírito Santo. Talvez você não possa ir pelos inúmeros motivos que podem surgir ou, simplesmente, porque ao ler essa reflexão o dia 02 de janeiro já tenha passado. Porém, nunca é tarde para você decidir recomeçar a trilhar o caminho estreito que nos leva ao céu, que nos traz paz e unção.

Àqueles que puderem, peço que procurem um padre e façam o exercício da confissão para começarem o ano libertos de todo mal e abertos ao Espírito Santo!

Grande abraço fraternal,

Márcio Gomes Pacheco

1 Comentário(s). Clique aqui!:

Anônimo disse...

Bem, fiquei surpresa ao ver o meu comentário aqui hoje... Então, "pouco se tem a acrescentar"...(rs), mas só queria dizer que talvez tenha ficado a imagem de que não devemos ficar muito tempo dentro da igreja orando, ou não devemos dedicar muito tempo às orações, pelo que escrevi ontem... E a mensagem não é essa: se tivermos tempo e oportunidade para estar na Igreja, visitando o Santíssimo, ótimo, muito melhor, maravilhoso! Mas não devemos colocar desculpa na falta de tempo e de oportunidade para não termos vida de oração, porque na verdade ter intimidade com Deus é inseri-Lo na nossa vida, nas coisas mais simples, sem complicar demais nossa relação com Ele.
Deus é simplicidade, podemos encontrá-Lo onde quisermos...
Certo?
ABraços!!!

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN