Deixar-se Ser Guiado Pelo Espírito Santo




Muito bom dia, meus amigos!

Quanta alegria em estar aqui com vocês novamente, para juntos comermos do alimento espiritual que o Senhor nos prepara diariamente. Que o Espírito Santo preencha o interior de todos os que estão lendo este artigo...

Constantemente vemos na bíblia relatos de pessoas que, conduzidas espiritualmente, mudaram seus passos e suas vidas em busca do cumprimento de profecias divinas.

Assim aconteceu com José diversas vezes (Mt 1,19-21; Mt 2,13-14; Mt 2,19-21), com Filipe (At 8,26-29), com várias outras pessoas que buscavam ter intimidade com Deus, assim como aconteceu com Simeão, na passagem de hoje.


Pouco se sabe a respeito da vida desse homem, que aparece apenas no relato de quando Jesus foi consagrado ao Senhor, ainda recém nascido. Sabemos que o Espírito Santo estava com ele (Lc 2,26) e que ele era guiado pela Luz divina (Lc 2,27), o que nos leva a ter certeza de que Simeão era uma pessoa que buscava ter intimidade com Deus, ou seja, era pessoa de oração.


Dessa maneira, e acreditamos que em um momento de oração, o Espírito Santo revela ao seu coração que não morreria antes de ver a salvação do mundo e, quando os pais de Jesus se dirigem ao templo para consagrá-lo, o mesmo Espírito Santo toca seu coração, convencendo o ancião de que era necessário ele se dirigir ao templo para conhecer o cumprimento da profecia, e assim o fez.

É necessário ser uma pessoa de intimidade grande com o Senhor para saber reconhecer a sua voz, que fala em nosso interior sobre o que fazer e o que não fazer. Boa parte das pessoas que lêem a bíblia pensam que tais fatos eram coisas que apenas aconteciam naqueles tempos e ficam admiradas ao lerem tais relatos. Porém, a vontade de Deus é que todos se deixassem serem guiados por sua voz, que constantemente fala ao nosso coração sobre coisas que são necessárias serem feitas e outras que devemos evitar.

Quanto mais nos aprofundamos em nossa vida de oração pessoal, mais alta a voz vai se tornando. É como uma pessoa tímida, que só se abre àqueles que lhes são íntimos. Primeiramente, a palavra nos revela que é necessário nos arrependermos de nossas más ações (At 2,38) para então sermos cheios do Espírito Santo.

Sabemos bem que o projeto de Deus para nós é um projeto de amor, de liberdade, de paz, sem deixar de termos batalhas diárias para vencer. A exemplo do que aconteceu com os israelitas no antigo testamento, ele nos apresenta a terra prometida, porém nunca nos entrega de mão beijada, é necessário lutar, fazer guerra, para conquistá-la.

Assim, meus amigos, é necessário sermos guerreiros, sermos perseverantes e, diariamente, buscarmos ter cada vez mais intimidade com as coisas do alto. Somente assim chegaremos ao estágio em que reconheceremos a voz do Pai, nos ensinando o que fazer e como nos portarmos nas mais diversas ocasiões.

Que o Espírito Santo nos preencha cada vez mais!

Grande abraço fraternal,


Márcio Gomes Pacheco

1 Comentário(s). Clique aqui!:

Anônimo disse...

Muito ungida essa reflexão...
Pouco se tem a acrescentar, mas só quero dizer que às vezes complicamos demais essa relação com Deus, achamos que para ter intimidade com Deus eu preciso deixar de fazer todas as minhas coisas, de trabalhar, de estudar, de fazer as obrigações de casa, para só ficar orando e conversando com o Senhor. Pelo contrário, Deus não quer que deixemos nossas obrigações, Ele quer sim ser inserido em todos esses momentos; Ele quer que estejamos com Ele no pensamento e no coração em tudo que formos fazer... Ter intimidade é isso, é sentir a Sua presença em todos os lugares e instantes, é se abrir para escutar Sua voz nas coisas mais simples do nosso cotidiano, ao invés de ficar a vida toda esperando a vinda de um anjo com uma trombeta para anunciar a voz forte de Deus...
Precisamos reconhecer Deus nas coisas simples da nossa vida, e parar de ficar complicando o nosso relacionamento com Ele...
Abraços a todos!

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN