Unção dos enfermos




Este sacramento ainda é muito conhecido pelo nome de ‘Extrema unção’, pois traz uma referência à morte para muitas pessoas. Isso acaba gerando certa confusão na mente daqueles menos informados.

Sabemos bem que isso não corresponde à realidade, pois na verdade, este sacramento foi instituído por Cristo, e nos remete ao sacramento da cura, como podemos ver no livro de São Marcos:


‘Então chamou os doze e começou a enviá-los, dois a dois; e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos. Ordenou-lhes que não levassem coisa alguma para o caminho, senão somente um bordão; nem pão, nem mochila, nem dinheiro no cinto; como calçado, unicamente sandálias, e que se não revestissem de duas túnicas. E disse-lhes: Em qualquer casa em que entrardes, ficai nela, até vos retirardes dali. Se em algum lugar não vos receberem nem vos escutarem, saí dali e sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra ele. Eles partiram e pregaram a penitência. Expeliam numerosos demônios, ungiam com óleo a muitos enfermos e os curavam.’
 (Mc 6, 7-13)
Vemos aqui uma grande demonstração de amor de Jesus para com os seus, pois Ele enviou os seus discípulos para que fossem até os doentes, os ungisse e os curasse. E esta também é uma das funções da Unção dos Enfermos.

A Unção dos Enfermos é a cura. A doença nos mostra que somos limitados. A doença é também sinal de nossa falta de fraternidade, de nosso pecado. Deus cura a doença e a raiz da doença. Deus está presente em nosso esforço de arrancar o mal pela raiz.

Algumas vezes em momentos de doença grave, Deus sabendo que é o melhor para a pessoa, também envia o sacerdote para que esta pessoa, quando consciente possa receber o sacramento da confissão, e logo após, receber o sacramento da cura. Isto é sinal da misericórdia infinita de Deus para conosco, pois Ele jamais nos esquece.

Uma das características deste sacramento é que ele não imprime caráter, isto é, caso a doença desapareça e o doente se recupere, ele perde seu efeito sacramental. Enquanto dura a doença o sacramento recebido uma vez, se mantém na alma e faz daquela pessoa uma alma consagrada a Deus, para que Ele tenha por ela um cuidado todo especial.

Quando a pessoa doente recebe este sacramento, tem os seus pecados perdoados, e fica fortalecida para enfrentar a morte. Porém, se Deus achar que ela não deve morrer, o sacramento a ajudará também na cura da doença e a pessoa ficará boa.

‘Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados.’
Tg 5, 14-15

Podemos destacar alguns dos efeitos deste sacramento:

  • O consolo, a paz e o ânimo para suportar os sofrimentos da enfermidade ou da velhice;
  • O perdão dos pecados, se não pode confessar-se e contando que esteja arrependido de suas culpas;
  • O restabelecimento da saúde corporal, se isto for conveniente à saúde espiritual; e
  • A preparação para a passagem à vida eterna.
Klênia Pereira Pires.

2 Comentário(s). Clique aqui!:

Márcio Gomes Pacheco disse...

Klênia,

Parabéns por seu artigo sobre a unção dos enfermos...

riquíssimo!

realmente muitas pessoas têm o pensamento enganado de que quem o recebe é porque já está com a passagem só de ida para o outro lado comprada, e isso é um engano grotesco!! Muitas pessoas são curadas profundamente através dessa sacramento tão rico!

Que Deus possa sempre curar nossas vidas!!

Anônimo disse...

Parabéns, Klenia!
O que eu mais gostei foram as citacoes bíblicas a respeito desse sacramento... Devemos guardá-las em nossos corações, porque quando formos questionados sobre o sacramento saberemos explicá-lo fundamentando na Palavra de Deus...
Abraços!

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN