Quem É Meu Próximo?





Muito bom dia, meus amigos e irmãos em Cristo Jesus!

Desejo que a semana de vocês seja muuuuuito abençoada e repleta de frutos do Espírito Santo!


Que passagem linda a de hoje, não acham?

Sabemos bem que Jesus era um ótimo contador de estórias. E como ele gostava de fazer seus ensinamentos através de estorinhas, nas quais pudesse ilustrar o que estava por ensinar.

Na nossa estorinha de hoje, temos a linda passagem do bom samaritano. Como todos nós já sabemos, judeus e samaritanos não se davam muito bem. É justamente essa junção meio difícil de acontecer que o Mestre usou para exemplificar sobre quem é o nosso próximo.

Mais uma vez tentaram colocar Jesus numa armadilha. Um mestre da lei faz uma indagação, tentando colocar o verdadeiro Mestre em provação: "Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?"

Jesus, sabiamente, devolve a pergunta ao seu interlocutor perguntando o que já estava escrito no Antigo Testamente que, resumidamente, apresentava Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Porém, o danado ainda tenta arrumar outra maneira de testá-lo e pergunta quem é o nosso próximo. É aí que Jesus apresenta sua explanação através da ilustração daquela pessoa que, mesmo não tendo laços nenhum de afetividade, resolve cuidar, e muito bem, daquele homem que necessitava de ajuda.

Reparem que Jesus apresenta, antes do samaritano, um sacerdote e, logo em seguida, um levita. Ambos estavam sempre a serviço do templo e das coisas sagradas. Porém, estes não prestam o socorro necessário, indo adiante e não dando testemunho de vida.

Quantas vezes somos nós mesmos essas duas pessoas que vivem engajadas nos serviços do templo e que, porém, não temos o coração sensível ao sofrimento de nossos irmãos que clamam por socorro!

Isso é gravíssimo! Isso mostra que não estamos aprendendo nada do que deve ser aprendido.

Meus irmãos, enquanto nossa espiritualidade se resumir em nosso egoísmo de buscar nossa própria salvação, sinto em afirmar, estaremos sempre no caminho errado!

Quantas vezes já não escutamos que não vamos para o céu sozinhos? Quantas vezes Jesus pede socorro através do irmão que está jogado na calçada, que está doente, que está preso, que está com fome, que está com sede, que está sem nenhuma condição humana de sobrevivência!!!

É no próximo necessitado que Jesus nos espera. Ele espera gestos concretos de amor, de misericórida. Ele espera que você coloque em prática, tudo aquilo que você já está cansado de saber na teoria.

Onde está o seu irmão?

Reflitamos profundamente sobre isso e clamemos que o Espírito Santo produza em nós verdadeiros frutos de amor e atitude espirituais.

Grande abraço fraternal,

Márcio Gomes Pacheco

1 Comentário(s). Clique aqui!:

Klêni@ disse...

Nossa Marcio, enquanto lia a sua reflexão de hoje, muita coisa passou pela minha mente, já que muitas vezes pensamos fazer tudo tão certinho, buscamos a Deus, amamos o próximo, mas aí está a chave,pois nem sempre nos questionamos sobre quem é este próximo a quem temos estendido as mãos. Que Deus nos dê sabedoria para compreender o que Ele deseja de nós tambem nesta área. Abs,

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN