No Evangelho de hoje, Jesus conclui o discurso de ontem, em que Ele deu as recomendações aos 72 discípulos que iriam preparar a Sua chegada nas cidades que Ele pretendia visitar.A irritação que Jesus demonstra hoje é com as cidades que não acolheram bem os sues discípulos.
Corazim e Betsaida eram cidades em que viviam judeus, ou seja, o povo a quem o Senhor deu a prioridade de receber a Boa Nova. Até Cafarnaum, que foi a cidade onde o Mestre pregava aos sábados nas sinagogas, e fez tantos milagres, a ponto de pedirem que Ele ficasse lá, não acolheu bem os seus discípulos...
A estas cidades, o Senhor mostrou toda a sua revolta, pois deveriam ser cidades que mais estariam de braços abertos para receber os anunciadores do Reino, mas foram as que rejeitaram. Por isso Jesus fala de Tiro e Sidônia, que eram cidades fora da Palestina, em que moravam não-judeus, no entanto, em várias passagens Ele visitou estas cidades (Mateus 15,21; Marcos 7,24; Lucas 4,26) e muitos dessa região se aproximaram para ouvi-lo pregar (Marcos 3,8; Lucas 6,17), e sempre tiveram muita fé. Se tivessem visto os milagres que foram realizados no meio dos judeus, estas cidades pagãs já teriam se convertido há muito tempo!
Observe que o Senhor dá o veredicto negativo de toda uma cidade pelo mau acolhimento que alguns deram aos seus discípulos. Talvez houvesse, naquelas cidades, pessoas que acolheriam bem os discípulos... Mas pela falta de hospitalidade e acolhimento de alguns, todos pagaram! Jesus sabia que a brutalidade e arrogância dos maus gritam mais alto que a boa vontade e acolhimento dos bons... Como aconteceu em Jerusalém, durante a Sexta-Feira Santa.
A mensagem de hoje vai para os formadores de opinião pública! Vocês têm um grande poder e uma enorme responsabilidade nas mãos! Usem da sua influência para tornar as pessoas melhores: mais acolhedoras, mais educadas, mais hospitaleiras... mais humanas!... Quando os discípulos de Jesus chegarem à nossa cidade, que eles encontrem boa acolhida, para que não entremos todos na lista onde está Corazim, Betsaida, Cafarnaum...
Padre Pio! Rogai por nós que recorremos a vós!
Padre Pio! Rogai por nós que recorremos a vós!
Jordana Lomazzi
0 Comentário(s). Clique aqui!:
Postar um comentário