Nós, pais de adolescentes, devemos ser, antes de qualquer outra coisa, amigos e companheiros de nossos filhos. Precisamos passar para eles a confiança que eles encontram nos amigos. Nossos filhos devem sentir em nós a fortaleza, sentir que somos as pessoas nas quais eles devem confiar.
Ser pai de adolescente é uma tarefa nada fácil, porque precisamos assumir um caminho em que deve prevalecer o bom senso, pois a desgastada comparação com o passado nunca será eficaz. Os tempos são outros, os jovens são outros e com mentalidade bem diferente da nossa.
Adolescentes e jovens devem estar conscientes de que “o namoro” é o caminho que leva ao matrimônio e não uma simples maneira de diversão. É algo muito bonito, porém precisa ser encarado de forma séria e no tempo certo.
Nós, pais cristãos, devemos orientar nossos filhos e esta orientação começa primeiramente com bons exemplos, com diálogos sinceros, respeito mútuo e, principalmente, com uma verdadeira vida de oração.
*(Leonardo Fernando é Ministro da Eucaristia na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e pai de dois filhos, sendo um deles uma pré-adolescente)
6 Comentário(s). Clique aqui!:
Muito bom e importante o q disse o Leonardo nesse artigo, temos nossos pais como maiores exemplos,
e a abertura para um diálogo principalmente com nossa mãe é fundamental na nossa adolescencia.
como adolescente hj, concordando com Leonardo F., sei que é mais que preciso uma relação de mutualismo entra pai e filhos, tendo comu finalidade uma troca de confiaça absoluta! sendo assim uma necessidade primordial termos assuntos relacionados ao cotiano em questão no diálago de família!
Acredito que o diálogo é a chave para o sucesso de qualquer relação e creio ser esse também o segredo para uma boa convivência entre pais e filhos...
Parabéns, Leornardo, por seu texto!
Espero que nossa parceria não acabe por aqui...
os nossos pais sao nossos melhores amigos....sao sempre eles que nos acolhem em todas as horas....eles sao fundamentais em nossas vidas...parabens pelo artigo!!
acho fundamental uma relaçao de amizade com nossos pais....eles sao nossos amigos...parabens pelo artigo padrinho!
Os filhos devem entender que a relação paternal é premissa básica, para uma vida mais fundamentada, com meios para que seja menos pesados os obstáculos que a nossa vida determina naturalmente.
Postar um comentário