SANTO DO DIA - São Tomas More

por Danilo Lopes



Nasceu em Londres, em 1477. Estudou na Universidade de Oxford. Era de caráter extremamente simpático. Pai de família, teve um filho e três filhas. Era jurista e amigo de Erasmo, que lhe dedicou sua obra-prima: Elogio da loucura. Foi nomeado chanceler do Reino. Deixou várias obras escritas, versando sobre negócios civís e liberdade religiosa. Sua obra mais conhecida intitula-se Utopia. Opôs-se duramente ao divórcio de Henrique VIII, que desejava anular seu primeiro casamento a fim de casar-se com Ana Bolena. Recusou-se a comparecer aos cerimoniais de coroação da nova rainha. Por ordem do rei, foi preso e lançado na Torre de Londres. Na prisão escreveu Diálogo do conforto nas tribulações. Mesmo condenado à forca, não perdeu seu peculiar bom humor cristão, sua naturalidade e simplicidade. No dia da execução, pediu ajuda para subir ao cadafalso. E disse ao povo: Morro leal a Deus e ao Rei, mas a Deus antes de tudo. E abraçando o carrasco, disse: Coragem, amigo, não tenhas medo! Mas como tenho o pescoço muito curto, atenção. Está nisso a tua honra! E pediu para que não lhe estragasse a barba, porque ela, ela, ao menos, não cometeu nenhuma traição. (Apud José Leite e S. J., op. cit., Vol.II, p. 227.) Morreu no dia 6 de junho de 1535.


(Cf. ALVES, José Benedito. Os Santos de cada dia, São Paulo, Paulinas, 1998)

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN