Barnabé nasceu na ilha de Chipre e é assim apresentado nos Atos dos Apóstolos: "José, a quem os apóstolos haviam dado o cognome de Barnabé, que quer dizer "filho da consolação", era um levita originário de Chipre. Sendo proprietário de um campo, vendeu-o e trouxe o dinheiro, depositando-o aos pés dos apóstolos"(At 4, 36-37). Embora não pertencesse aos Doze, foi uma figura de primeira grandeza na primitiva comunidade cristã que floresceu em Jerusalém após o Pentecostes.
Sob a inspiração do Espírito Santo, Barnabé resolveu anunciar o Evangelho em Antioquia, levando consigo Paulo. E foi assim que começou a espalhar a palavra de Deus pelo mundo. Após Antioquia, onde os discípulos foram chamados pela primeira vez cristãos, Paulo e Barnabé partiram para Chipre, Perge e cidades da Licaônia. Em seguida Barnabé participou do Concílio de Jerusalém e depois se separou de Paulo.
Depois disso não se tem mais notícias suas. Escritos apócrifos falam de uma possível viagem a Roma e de seu martírio em Salomina, por volta do ano 70.
0 Comentário(s). Clique aqui!:
Postar um comentário