SANTO DO DIA 16/06 - São Francisco de Régis


por Danilo Lopes




Este grande missionário jesuíta da França do século XVII nasceu em 31-1-1597. Com 14 anos, seu pai, um homem abastado que tinha lutado na liga contra os huguenotes, o enviou para o colégio dos jesuítas de Béziers. Já nessa época, como aluno externo hospedado numa casa de família, começou a exercer o seu apostolado, de forma que transformou a casa onde vivia, uma pensão, quase num internato com regulamento e leitura nas refeições. Aí surgiu a sua vocação jesuíta e entrou no noviciado em 1616.

Nos anos de estudo se dedicou, nas horas vagas, ao seu apostolado de catequista junto ao povo simples, e era muito estimado. Em 1628, quando começava a estudar teologia, surgiu uma epidemia de peste bubônica. Tanto fez pelo seu desejo de trabalhar entre os empestados que anteciparam a sua ordenação e foi ordenado padre em 1630.

Sua primeira missão foi ser pacificador no seu país natal, entre os seus parentes que estavam em desacordo por interesses de família, o que conseguiu por causa da sua profunda santidade e força interior. Pensou em ir para o Canadá, como missionário, mas não lhe foi permitido. Iniciou então uma vida de missionário em sua pátria.

S. Francisco exemplificou o zelo e os padecimentos dos pregadores das missões. Mesmo sob intempéries percorre a pé, durante anos, as regiões montanhosas do centro da França; dias inteiros e até semanas, sem intervalos, pregando às multidões, ouvindo confissões noite adentro, administrando os sacramentos. Incompreendido e caluniado muitas vezes. Esgotado de tanto trabalho, morre em plena missão em dezembro de 1640. Foi canonizado por Clemente XII em 1737.

(Cf PALACÍN S.J., Carlos; PISANESCHI, Nilo. Santo nosso de cada dia, rogai por nós!, São Paulo: Loyola, 1991)

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN