SANTO DO DIA 09/06 - Beato José de Anchieta

por Danilo Lopes









José de Anchieta nasceu na ilha de Tenerife nas Canárias. Em 1551 ingressou na Companhia de Jesus e em 1553 partiu para o Brasil. Chegou ao colégio de São Paulo, no planalto de Piratininga, contribuindo para a fundação da cidade de São Paulo ocorrida em 25 de janeiro de 1554, data em que a Igreja relembra a conversão do apóstolo São Paulo ocorrido a caminho de Damasco.José de Anchieta, também chamado o Apóstolo do Brasil, esteve sempre ao lado dos índios e intercedeu a favor da paz entre índios e brancos. Em 1565 participou da expedição de Estácio de Sá contra os franceses que invadiram o Rio de Janeiro. Foi eleito superior dos jesuítas de S.Vicente e de S. Paulo e, de 1577 a 1587, dirigiu a província da Companhia de Jesus no Brasil.

A atividade apostólica de José de Anchieta foi intensa e profícua. Por certo não lhe faltaram dificuldades e sofrimentos mas, homem de fé e de espírito missionário, superou provações sempre em união profunda com Cristo, a quem se unia no mistério eucarístico.

Anchieta buscou novas formas de atuação apostólica e não mediu esforços para compreender e se adaptar ao novo mundo. Foi catequista, professor, poeta, gramático, estudioso da flora e da fauna, de medicina e de música. Estudou a língua falada pelos índios e deixou um dicionário e uma gramática tupi-guarani. Em Reritiba (atual cidade de Anchieta –ES) ofereceu-se como refém dos índios, durante a Pacificação dos Tamoios, lá escreveu na areia o "Poema à Virgem".


Morreu no dia 9 de junho de 1597. Beatificado solenemente por João Paulo II em 1980.

“Eis ó Mãe santa, o que outrora eu em verso te prometi em voto, entre o gentio adverso. Enquanto ao cru Tamoio abrandei com a presença, e tratei, qual refém, a obra da paz suspensa, teu favor me acolheu com afeto tão caro que alma e corpo guardou,


sem culpa, teu amparo.


À inspiração de Deus, almejei mil cansaços, cruelmente expirar, preso por duros laços,


Mas minha ânsia sofreu a repulsa irrisória, porque só aos heróis compete tanta glória!”

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN