São Bonifácio nasceu por volta do ano 673 ou 680, no Wessex, no Kirton, na Inglaterra. Seu nome de batismo era Winfrid, e parece que pertencia a nobre família inglesa do Devonshire. Professou a regra monástica na abadia de Exeter e de Nurshig. Aos 20 anos de idade, já era mestre de ensino religioso e profano. Com a idade de 30 anos ordenou-se sacerdote e dedicou-se a teologia.
Em 718 o Papa São Gregório II outorgou a Winfrid a ordem direta para levar a Palavra de Deus aos hereges em geral. O Santo partiu imediatamente com destino a Alemanha, cruzou os Alpes, atravessou Baviera e chegou em Hesse. Em pouco tempo, pôde enviar à Santa Sé um informe tão satisfatório que o Papa passou a ver o missionário com intenções de lhe confiar o bispado. No dia de Santo André, ano 722, foi consagrado bispo regional com a jurisdição geral na Alemanha. Bonifácio regressou a Hesse e como primeira medida propôs arrancar as enraizadas superstições pagãs, principal obstáculo para a evangelização.
No ano 731, o Papa Gregório III, sucessor de Gregório II, nomeou São Bonifácio como metropolitano para toda Alemanha, autoridade para criar bispados onde julgasse conveniente.
Em sua terceira viagem a Roma foi nomeado também delegado da Sede Apostólica. São Bonifácio e seu discípulo São Sturmi fundaram no ano de 741 o mosteiro de Fulda, que com o tempo converteu-se no Monte Cassino da Alemanha.
Anos mais tarde, quando o Santo dispunha-se a realizar uma Confirmação, na véspera de Pentecostes, apareceu uma horda de pagãos hostis que atacou o grupo brutalmente e Bonifácio foi decapitado. O corpo do Santo foi trasladado para o mosteiro de Fulda, onde ainda repousa e onde se reúne constantemente a Conferência dos Bispos alemães, em homenagem a ele.
0 Comentário(s). Clique aqui!:
Postar um comentário