Dia das Bruxas... Pode?




Muito bom dia, meus amigos.

Há alguns dias atrás, em uma conversa por email, foi-me sugerido que se falasse alguma coisa a respeito da celebração do dia das bruxas e concordei que era realmente muito necessário falarmos a respeito de tal celebração.

Pode uma pessoa que leva sua religiosidade a sério se envolver com tais festividades?

Eu não poderia falar sobre tal assunto, sem antes pesquisar acerca do tema. E assim fiz, durante alguns dias. Descobri que tal celebração remonta a tempos longínquos, antes mesmo da era cristã!

Conta-se que na região onde hoje é a Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda do Norte) e Irlanda, havia a chamada religião dos druídas e a religião celta, que eram passadas oralmente, de geração a geração. Nessa região, que possuía um calendário diferente do nosso, o último dia do ano era celebrado no dia em que hoje é o nosso 31 de outubro e, pasmem, acreditavam que as pessoas que haviam morrido no ano que se encerrava tinham a oportunidade única de retornarem à vida, se encontrassem um corpo disponível para tal.

Outra versão conta que nesse dia, a passagem de um ano para outro, os mortos tinham a oportunidade de visitarem seus parentes para darem conselhos e ensinarem o melhor caminho para o mundo dos mortos, que era considerado o mundo ideal, onde não havia fome nem dor.

Porém, meus irmãos, é necessário refletirmos em nosso coração se tais ideologias sobrenaturais casam com nossa vida de filhos de Deus, pois muitos pontos do que parece ser uma brincadeira inocente diz completamente o contrário daquilo que aprendemos na Bíblia e nos ensinamentos da igreja.

Primeiramente, no livro do Deuteronômio, aprendemos que a invocação dos mortos, assim como atos ligados à bruxaria, à magia e outras coisas ocultas desagradam profundamente o Senhor:

"Quando tiveres entrado na terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não te porás a imitar as práticas abomináveis da gente daquele terra. Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou â invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações."
(Dt 18, 9-12)

Em outro trecho da bíblia, em I Samuel 28, descobrimos que logo após o profeta Samuel ter morrido, o rei Saul, que era até então o ungido do Senhor, vai até uma espécie de médium evocar o espírito do profeta para pedir aconselhamentos e isso provoca a ira de Deus.

Bem, meus amigos, sabemos muito bem que muitas pessoas vivem a ilusão de buscarem ter alguma espécie de poder sobrenatural, capaz de controlar as outras pessoas, os acontecimentos, os fenômenos da natureza e outras coisas do gênero. Porém, muitas delas não se atentam ao fato de que, buscando tais coisas, ao mesmo tempo estão negando ao Senhor, Nosso Deus, que é Senhor de todas as coisas e o único digno de possuir tais controles.

A origem de todo pecado se encontra no egoísmo que nos coloca no centro do universo, em detrimento àqueles que vivem à nossa volta. Infelizmente, isso é muito comum em nossos dias. Não é surpresa para ninguém notícias sobre diversos artistas que buscaram estar acima de tudo e de todos e que não mediram esforços de, até mesmo, fazerem pactos satânicos para alcançarem fama e sucesso.

Quando nos colocamos a praticar tais coisas ligadas ao ocultismo, mesmo que por brincadeira, estamos de alguma maneira criando laços com tais coisas. É muito claro! Se você está presente em um momento de adoração ao Senhor, mesmo que sem se manifestar muito, você de fato está em um momento de adoração e está fazendo parte dele!

Por outro lado, se você se encontra em festinhas temáticas de evocação e celebração dos mortos, não há como negar, de fato você está em um ambiente que desagrada completamente os princípios cristãos.

Hoje haverá inúmeras festas ao redor do mundo inteiro. Não estou aqui querendo te proibir de ir a tais lugares. A única coisa que pretendo é fazer com todos nós nos reflitamos a respeito.

Que o Espírito Santo guie nossos passos e nos conduza a caminhos de santificação!

Grande abraço fraternal.

Márcio Gomes Pacheco

2 Comentário(s). Clique aqui!:

Emiliane Guerra disse...

É sempre bom conhecer mais, seja sobre a nossa religião, ou de tais coisas que os nossos principios cristão não aceita.

Eu já havia ouvido falar dos fundamentos dessas festividades, mas não tão a fundo. Realmente seria um egoismo das nossas partes irmãos se nos dessem o luxo de participar dessas tais festas do dia de hoje.


Peçamos a Jesus, Aquele que deu sua vida por nós, que nos dê humildade e sabedoria, para andarmos sempre na estrada rumo ao céu.

Que nós cristãos, digamos NÃO a qualquer pratica que abomine nossa Religiosidade!

Uma boa tarde a todos, queridos amigos!

Fernando Reis disse...

Parabéns Márcio! Ótimo artigo!
É necessario apredermos realmente o significado das coisas que participamos, porque " Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma." (I Coríntios 6,12).
Que Deus nos dê sabedoria de analisar tudo que nos é oferecido.
Abraços

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN