O Cristão Vigilante!



Se você soubesse que Deus voltaria hoje, qual seria sua atitude?

O que gostaria que "Ele" te encontrasse fazendo?

Jesus nos diz: "vós também ficai preparados"! Quem está preparado para Deus, senão aquele que assume a própria responsabilidade?

Vivemos numa sociedade onde a culpa não existe. E mais: estamos expostos a um rolo de acontecimentos,  com seu emaranhado de causas e consequências.

Qual é a razão da advertência de Jesus?

É que os homens e as mulheres facilmente se metem num jogo de empurra e empurra. Os que erram são os outros, os culpados não somos nós, não sou eu. Para mim, tudo o que faço está certo. Portanto, a culpa não existe e se existe, é dos outros, é dos dirigentes, é do governo, é da hierarquia. Saibamos reconhecer a própria parte de responsabilidade. Nós somos responsáveis de muitos males que acontecem no mundo.

Jesus nos dirige a palavra: Quem é, então, o empregado fiel e inteligente? É aquele que o patrão encarrega de tomar conta da casa e de dar comida na hora certa aos outros empregados. O evangelho apresenta o cristão vigilante, o administrador, não o patrão.

Todos querem ser patrões e querem mandar. Se esquecem que só Deus é o Senhor: Foi dito que o mundo seria melhor se tivesse menos arquitetos e mais pedreiros, menos discussões e mais trabalhos. Provavelmente mundo e Igreja precisam menos de patrões, e mais de servos. Jesus chama a atenção fundamentalmente sobre os de casa:

TEMOS QUE ESTAR ATENTOS, ALERTAS, ACORDADOS EM ADORAÇÃO!

Concluindo, diremos que estas duas parábolas - a da chegada inesperada do ladrão e a do comportamento do servo que aguarda a chegada do senhor - mantém a esperança da vinda gloriosa do Filho do Homem.

A partir de Jesus, o humano se torna o lugar do encontro com Deus. Os discípulos, na diversidade de seus dons, são chamados ao serviço à vida, construindo o mundo novo possível, onde Deus se faz presente pelo amor.

Por isso, esperando continuamente a chegada imprevisível do Senhor que serve, a comunidade cristã deve permanecer atenta, concretizando a busca do Reino através da prontidão para o serviço comunitário. Quero que saiba que a responsabilidade é ainda maior, quando se sabe o que deve ser feito. E você sabe tudo o que deve fazer para ter como herança a vida eterna.

Muito te será exigido, pois diz Jesus: "assim será pedido muito de quem recebe muito; e, daquele a quem muito é dado, muito mais será pedido".



Padre Bantu Mendonça K. Sayla
Canção Nova

7 Comentário(s). Clique aqui!:

Márcio Gomes Pacheco disse...

Muito sábias as colocações do padre Bantu...

É interessante que a culpa sempre está na outra pessoa, no sistema... temos a tendência de pensarmos que somos infalíveis e que não existe ninguém que faça melhor do que nós mesmos fazemos as coisas nas quais estamos envolvidos e nos julgamos especialistas...

É necessário pedirmos sempre humildade espiritual. Parafraseando o fisósofo grego, Sócrates, quanto mais temos conhecimento sobre alguma coisa, mais nos conscientizamos de que realmente sabemos muito pouco e precisamos aprender muuuuito mais.

"Dá-nos mais do seu Espírito, Senhor, para que sejamos mansos e humildes de coração, como você mesmo é"!

Carlos Alberto disse...

Muito Bonita a Reflexão do Evangelho Feita por Padre Bantu...

Esse evangelho e essa reflexão me levou a olhar para minha vida! No inicio da Reflexão dele, ele faz uma pergunta MUUUUIITO interessante!

"Se você Soubesse que DEUS voltaria hoje, Qual seria sua atitude?"

Sinceramente eu não sei o que fazer!

O Evangelho de hoje nos prega a preparação para a volta do nosso SENHOR, e Jesus Disse aos seus discípulos: Se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa.

A mesma coisa e a gente!

Temos que estar preparados para a Volta do Filho do Homem!!! Quando menos esperarmos aqui ele estara!!!

E quando Ele Chegar ira separar O Bem e o Mal! De que lado quer ficar?

Abraço A todos!

Emiliane Guerra disse...

Muitos de nós não temos coragem de reconhecer o nosso erro, e assim colocamos a culpa em nossos irmãos que muitas das vezes nem se quer sabe o que está acontecendo. Que possamos estar sempre alertas a palavra de Deus, ao que Ele tem a nos dizer a todo momento. Sem deixar que uma se quer palavra de conselho escape de nossos ouvidos, assim seremos sim verdadeiros Cristãos Vigilantes.


Reflexão linda a do Pe. Bantu...

Que o Espírito Santo nos conduza ao melhor caminho, e nos dê força para sequir com Jesus e Maria!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Unknown disse...

Linda reflexão...

Realmente temos o costume de achar que nunca estamos errados, que somos melhores que os outros e que sabemos mais que os outros... Nossa vaidade nos impede de amar verdadeiramente, de nos entregarmos inteiramente ao Senhor...
Por isso, é importante reconhecermos nossa humanidade, nossas limitações, nossas necessidades, assim, perceberemos que precisamos dos outros e que devemos amar incondicionalmente... Acredito que o melhor a fazer é amar, e sobretudo, amar muuuiito Jesus...

Barbara Miqueline disse...

Uma coisa interessante também a respeito do Evangelho é a questão do que estaremos fazendo quando da volta do nosso Senhor. Isso nos leva a crer que não devemos deixar as coisas de Deus, para amanhã, para um outra oportunidade, para quando sobrar tempo. Devemos fazer das coisas do Pai nossas prioridades, deixar as outras coisas pra depois e estarmos dispostos a servir e agora. É preciso rezar agora, agradecer agora, perdoar agora, amar agora. O agora é o momento de fazer as coisas que agradam a nosso Deus.
Tenhamos então essa ATITUDE.

Paz e bem a todos.

Anônimo disse...

Como todos disseram, muito ungida essa reflexão do Padre Bantu. A frase que mais ficou na minha mente e no meu coração foi: "Quem está preparado para Deus, senão aquele que assume a própria responsabilidade?". Portanto, devemos assumir a nossa grande responsabilidade de amar sem medidas, tanto a Deus como a todos que estão à nossa volta, nos consumindo mesmo pelo outro. Com certeza, é isso que Ele quer nos ver fazendo quando Ele retornar...

Márcio Gomes Pacheco disse...

é...

realmente devemos pensar muito nessa questão de o que Ele nos encontrará fazendo, quando Ele voltar...

precisamos mesmo deixar de fazer depois o que se pode fazer agora... como a Bárbara disse, é preciso amar agora, perdoar agora, dar o melhor de nós e ter ATITUDE agora mesmo... o mais rápido possível!

Devemos, realmente assumir as responsabilidades que nos são confiadas... é como se tivéssemos em nossas mãos procurações do Senhor, que ao mesmo tempo nos pede e autoriza fazermos as coisas para a edificação do seu reino de amor....

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN