Ocorreu um erro neste gadget

Sobre o Matrimônio


 

Bom dia, queridos amigos!

O evangelho de hoje nos leva a pensar sobre o casamento; qual é a proposta de Deus para os homens quando Ele instaurou o matrimonio e se este é dissolúvel.



Para que de fato entendamos o projeto do Pai ao estabelecer a união entre o homem e a mulher devemos nos voltar ao próprio momento da criação.

Quando Deus realizou sua criação gerou inicialmente a figura do ser masculino por meio de Adão. Ele era responsável por cuidar do Jardim e amava o criadcr.Porém, como ninguém é semelhante a Deus, Adão estava ”sozinho”, porque não havia ninguém semelhante a ele.E para que exista amor tem de haver um ser-objeto desse amor.Por isso Deus criou a mulher.”Disse o senhor Deus ;Não é bom que o homem esteja só;far- lhe- ei uma auxiliadora que lhe seja idônia.(Genesis 2-18),para ser sua companheira, sua semelhante, o objeto de seu amor.A mulher foi criada com função de “auxiliadora” ou complementadora e nunca um obstáculo.

Na criação, Deus investiu de si mesmo em Adão. Ele soprou nas narinas de Adão que se tornou “alma vivente”,ao colocá-lo no Jardim do Édem o Reino de Deus dentro de Adão e este dentro do reino de Deus. As características de Adão emanavam do próprio Pai. Adão teve a natureza do criador implantada em si, tanto a masculina quanto a feminina, a vigorosa e a sensível, a disciplinadora e a nutridora.

Deus para a criação da mulher tomou de Adão uma costela.A costela era símbolo de algo tomado de Adão e colocado em Eva. E teria que ser a costela, porque a mulher não deve estar nem abaixo Enem acima, mas a seu lado.

Na criação, a mulher foi feita a partir do homem, mas, desde então todo homem vem da mulher. Com isso Deus mostra a igualdade entre homens e mulheres .Contudo essa igualdade se estabelece no que se refere a relevâcia e não quanto a singularidade.

O Pai separou aparte feminina, nutridora e sensível de sua própria natureza, já instalada em Adão, e a deu à mulher como pontos fortes, deixando o homem com a parte masculina,disciplinadora e vigorosa.

Como vimos tanto o homem quanto a mulher são seres incompletos que necessitam do outro para atingir sua plenitude;são criados a imagem e semelhança do Pai que é o mesmo ontem,hoje e sempre.Como seremos à imagem do Pai se no decorrer de nossa caminhada estivermos ao lado de diversas pessoas? Deus quer que por meio do matrimônio nos vinculemos a uma única pessoa e que esta venha nos complementar e não entrar em divergência com nossos projetos, que devem fazer parte do projeto de Deus.”Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos;porquanto que sociedade deve haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão há da luz com as trevas?”

A união deve ser satisfatória para o casal e perdurar por toda a vida, “por isso,deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher tornando os dois uma só carne”.(Genesis2-24)Do mesmo modo que não poderá haver a fragmentação da “carne”,assim ocorrerá com o matrimônio que também é simbolizado pela relação do próprio Cristo com a Igreja.”Maridos amai vossas esposas,como Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula.”

Verificamos que para sermos à imagem semelhança do Pai não devemos nos divorciar, mas temos que formar uma unidade com nosso companheiro(a) e caminharmos firmes seguindo os preceitos de Deus, sabendo qual deve ser o papel de cada um no matrimônio,para que sempre sejam complemento um do outro e nunca adversários.


Maria Tereza Bosco

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN