Os talentos...


Bom dia, amados!

Neste domingo temos a parábola dos talentos para refletir... Peçamos inicialmente que o Espírito Santo nos conceda olhos e ouvidos espirituais para receber essa passagem de hoje.

Observemos que o homem deu cinco talentos a um de seus servos; a outro deu dois talentos e a outro deu apenas um. Por que tal distribuição desigual? O próprio Evangelho nos responde: a distribuição ocorreu "segundo a capacidade de cada um". Ao servo mais preguiçoso confiou apenas um talento, para que este talento não se tornasse um grande peso para ele.

Assim é Deus conosco. Ele é tão perfeito que confia a cada um a missão que é capaz de exercer, para que ela não se torne um peso. Mas nós, muitas vezes, somos como aquele servo preguiçoso que enterra seus dons, não cuida de sua missão, porque a enxerga como um peso, um motivo de cobrança, não sabendo apreciar os talentos divinos.

O talento - a missão - é graça de Deus, é mais uma forma de exteriorização do amor dEle por nós! Devemos receber cada dom de coração aberto e fazer com que produzam frutos do Espírito Santo. Não importa o tamanho nem a quantidade de talentos, o que importa de verdade é ser fiel e fazer com que eles se multipliquem.

E o maior talento de um ser humano é o AMOR. Este é um talento que Deus confere a todos nós e quer que seja infinitamente multiplicado. A partir dele, muitos outros talentos nos são concedidos, se somos fiéis, se amamos de forma verdadeira.

Que tipo de servo você tem sido? Um servo fiel, que recebe muitos dons a partir do dom maior - amor - e os multiplica? Ou um servo preguiçoso, que diante de uma pequena missão já se sente fadigado, prefere enterrar os dons a exercitá-los e produzir frutos de puro amor?

É a primeira vez que reflito melhor sobre essa parábola, talvez também seja a sua primeira vez. Que essa reflexão produza em cada um de nós atitudes de fidelidade! Que não seja apenas mais uma vez que você lê a parábola dos talentos... Deus nos dá inúmeras oportunidades, a cada instante, de mudarmos de vida e buscarmos ser melhores! Não desperdicemos as nossas chances!

Anaíle Flôres de Paula

3 Comentário(s). Clique aqui!:

fbivargas disse...

A mensagem de Cristo é clara. O homem rico é o próprio Deus. Os servos são aqueles que
professam a fé nele, que são seus seguidores. A estes Deus entrega dons e bens espirituais, que são
os meios da graça, o Espírito Santo, todas as virtudes cristãs e o talento de agirem nas várias linhas de ação em seu reino. Deus deu a cada um, a cada indivíduo, dons espirituais para serem usados em seu serviço, 1.Co.7.7; 1.Pe.4.10. Ele conhece a força intelectual e moral de cada um, e está seguro
de que não requer demais de ninguém. Quer, porém, ver resultados a nível individual e de toda a igreja. Ele quer que cada um, com toda a energia, invista os talentos que recebeu, para trabalhar de modo ininterrupto em seu serviço. Alegra-o dar uma recompensa graciosa àqueles que são fiéis nestas coisas pequenas, e em sua esfera tão humilde. Dará a eles participação nas alegrias do reino lá de cima. Mas, ai do covarde egoísta e mesquinho, do servo indolente, que se nega em investir seu talento, de fazer uso dos seus dons e habilidades naquela esfera de ação em que o Senhor o colocou. Com isto ele mostra que não é digno da generosidade do Senhor e não se preocupa com sua graça. Há poucas escusas que soam tão pobres e tão miseráveis, como aquelas pelas quais cristãos confessos tentam escapar do trabalho na igreja. A sentença do Senhor, por isso, será tanto mais terrível: Daquele que não tem, até mesmo o que tem lhe será tirado.

Márcio Gomes Pacheco disse...

Princesa, Fábio, parabéns pelas colocações de vocês... riquíssimas!

É um tanto preocupante quando paramos, olhamos para os diversos irmãos que se auto-denominam "servos" do Senhor e que vivem a preguiça espiritual, que não agem com compromisso para com a obra, que prometem fazer inúmeras coisas e não fazem nem a metade da metade do prometido...

é realmente triste... é como se a pessoa vivesse um mundo de ilusões, de máscaras, de faz de conta!

É necessário sermos fiéis... fiéis, tanto no pouco quanto no muito... mas essa fidelidade só é verdadeira quando nasce de um espírito sincero de gratidão, que geralmente só nasce a partir de verdadeiros momentos de entrega, de oração, de experiência de vida...

o que tem sido sua vida? vc é fiel no pouco? sou fiel no pouco? sou fiel?

Abaixo as máscaras! Abaixo as conveniências! Abaixo o mundo de faz de conta! Abaixo a preguiça espiritual! Abaixo a falta de compromisso e o prometer demais e fazer de menos!

Desculpem-me por minhas palavras, mas às vezes falta gente para falar rasgado...

Anônimo disse...

Muito obrigada pelas colocações de vcs!

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN