Onde está o Reino de Deus?




Muito bom dia, família Semeador e amigos visitantes da Boa Semente! Desejo que a graça e a paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo estejam com cada um de nós hoje.

Jesus nos ama e nos dá a Sua paz. Para começarmos a refletir hoje, pensemos um pouco... temos merecido essa paz? Temos “feito por onde” para conseguir essa paz e, especialmente, esse imenso amor (que traz a paz)?

Convido todos a lerem o Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas 17, 20-25.

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. 22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Caríssimos, hoje o Senhor vem nos falar sobre o Reino de Deus e, para a nossa surpresa, diz que ele está entre nós. Esta é uma afirmação curiosa e intrigante. Curiosa porque, pensava eu, que o Reino de Deus era possível de ser encontrado quando a nossa missão aqui na terra tivesse terminado, ou seja, quando morrêssemos em carne.

Eu já tinha lido essa passagem outras vezes, mas nunca tinha me atentado para essa afirmação. Ela é intrigante porque nos faz pensar: “O Reino de Deus está entre nós... Nas minhas ações? No irmão? Nos meus pensamentos, no meu coração? Onde estará?”

Penso que o Reino de Deus é o mundo, tudo o que nos cerca. Mas cada um de nós ajuda a construí-lo, seja com as ações praticadas, seja em um olhar amigo, seja com um simples sorriso, com um abraço, com um trabalho honesto, com lealdade com as pessoas. Agindo bem, transformaremos o mundo à nossa volta no Reino de Deus, um lugar, uma vivência estimada pelas pessoas e querida por Deus.

Creio que, construindo o Reino de Deus aqui, será mais fácil entrar nele na vida eterna, mas não é fácil... Mais uma vez os fariseus faziam perguntas a Jesus esperando que Ele lhes desse uma resposta que O comprometesse, mas o Senhor respondeu com sabedoria e ainda abriu os olhos daqueles fariseus, atentando-os para que eles buscassem o Reino de Deus.

Jesus, mais tarde nessa passagem, fala do Filho do Homem, que é Ele mesmo. Várias foram as vezes em que Ele disse que teria que sofrer por amor à humanidade e os discípulos não entendiam. Nessa ocasião, tornou a falar, dizendo a eles que não acreditem quando as pessoas disserem que o Filho do Homem está aqui ou ali, porque quando Ele vier não será preciso que as pessoas falem. Da mesma forma quando nos reunimos em Sua presença. Ninguém precisa dizer que Jesus está ali, porque Sua presença é notável... poderosa demais aos sentidos humanos.

Atentemos os nossos ouvidos para a Palavra de Deus. Não deixemos que ela passe despercebida... Vamos buscar, através dela construir o Reino de Deus entre nós e nos tornar semeadores da paz na terra.

Fiquem todos com Deus.

Um grande abraço.



Samara Qualhato.

3 Comentário(s). Clique aqui!:

Márcio Gomes Pacheco disse...

Samara...

Muito bom dia!

Eu acredito que o reino de Deus já está em nosso interior... depende completamente do nosso posicionamento diante de tudo aquilo que Deus espera de nós...

Não existem as placas de trânsito, indicando o que se deve e o que não se deve fazer? A palavra de Deus nos indica seus projetos de amor para a humanidade...

Quando nos colocamos a fazer o que é bom, o que vem do amor, certamente o reino de Deus é manifestado...

Cada vez que vc se poe a ajudar um excluído, seja com atenção ou com ajuda material, se isso é feito com amor, é como se vc vivesse uma verdadeira efusão do Espírito Santo... lembra daquele dia da entrega dos agasalhos, daquele homem perto da praça central? Pois é... a alegria que ele demonstrava em sua gratidão nos preenchia de uma maneira extraordinária!

Isso é o reino de Deus!

Aproveitando o que o Fabio falou nos recadinhos, vou terminar deixando as palavras de Santo Agostinho, que tão bem se encaixam no comentário de hoje...

"Tarde te amei
beleza antiga e tão rara
eis que procurava fora
e estavas dentro de mim..."

Tenha um dia maravilhoso na presença de Jesus!

Anônimo disse...

Bom dia!
Gosto muito das suas reflexões Samarinha!
Q Jesus continue lhe abençoando!
um abraço!
bjo!!

Rafael Simões disse...

Samara, gostei bastante desta reflexão. Obrigado, Deus te abençoe!

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN