O evangelho de Mateus 8, 23-27 mostra um episódio muito conhecido: Jesus revela seu poder sobre a natureza. Apesar de causar assombro ou mesmo parecer uma alegoria não podemos negar este episódio. Há poucos dias escutei um padre em sua homilia utilizar os seguintes termos: "se realmente aconteceu assim [...] se não aconteceu o que importa é que [...]". Fiquei um pouco decepcionado com isto... Não quero dizer que este padre estivesse errado em dizer isto, inclusive acredito que este tenha sido um esforço (equivocado) para tornar "aceitáveis" algumas realidades extraordinárias ao nosso entendimento, ou fruto de estudos de teologia não muito boa (bem esta é minha opinião de leigo), ou ainda (o mais provável) ele não tenha se dado conta das conseqüências de sua afirmação. O que quero partilhar com todos leitores é que Jesus é Deus e como tal tem poder sobre a criação.
Quando anda sobre as águas, quando ordena sobre o mar e os ventos e estes obedecem Jesus nos mostra claramente que Ele tem poder sobre seu corpo e sobre a natureza. Ao transformar água em vinho, ao multiplicar pães, o Senhor já dá indícios da importância destes elementos.
Tudo isso faz constar que Jesus sendo Deus pode tudo, e mais, que Ele ao instituir a Eucaristia tem o poder de transformar o pão e o vinho no seu corpo e sangue.
Não podemos nos dar ao luxo de ficar duvidando da bíblia somente porque não compreendemos, é preciso estudá-la, compreender seu contexto, seu ensinamento moral, mas não é admissível considerar tudo alegoria e querer ficar apenas com a mensagem moral sob pena de cairmos em erros como tornar a mensagem subjetiva, intimista, sem efeito prático ou pior: negar a verdade que Deus revelou!
Por fim, temos um aspecto prático a observar neste evangelho: o Senhor não nos abandona e nada é impossível a Ele. Sendo assim, sejam quais forem nossas dificuldades Ele tem o poder de nos salvar. Precisamos confiar e pedir auxílio a Jesus, é necessário orar...
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Rafael Simões
0 Comentário(s). Clique aqui!:
Postar um comentário