Refletindo o Evangelho do Dia: Renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e Siga-me!


Muito boa tarde, filhos e filhas amados de Deus!

Desculpe-me pela demora na postagem da reflexão do Evangelho do dia!

Hoje o Senhor nos convida a refletirmos os versículos 24 a 28 do capítulo 16 do Evangelho de São Mateus. Clique em LITURGIA DIÁRIA para fazer a leitura da palavra e ter contato direto com Jesus...

Viu que linda e profunda a leitura de hoje?

Gosto muito de ler o Evangelho, principalmente porque ouvimos Jesus falando diretamente ao nosso coração! E como são tocantes as suas palavras! Jesus falava o essencial e tudo o que Ele dizia, todas as palavras que saíam de sua boca eram como flechas certeiras que atingiam o seu alvo!

Na passagem de hoje, a primeira fala de Jesus aos seus discípulos é algo muito sério e importante! Jesus, enquanto mestre e verdadeiro Filho de Deus, nos orienta de todas as formas na maneira como devemos seguir o caminho a Deus. Jesus começa a passagem com uma condicional, na qual Ele diz: "SE alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga".

Jesus é muito claro naquilo que Ele fala... Percebemos então que a condição para seguirmos Jesus é renunciarmos a nós mesmos, tomarmos a nossa cruz, para então seguirmos. E o que seria renunciar a si mesmo? Você tem alguma idéia do que seja?

Pois bem, Jesus vem falar de renúncia... Renunciar significa deixar pra trás, abandonar, deixar de fazer parte, colocar à margem. E renunciar a si mesmo é deixar pra trás, deixar de lado as nossas próprias vontades, os nossos egoísmos, os nossos quereres, para dar lugar somente à vontade de Deus!

É tirar os olhos do nosso umbigo e voltarmos o nosso olhar para Deus! É confiar na Sua bondade, na Sua graça, no Seu amor e desejar que seja feita a vontade d'Ele em nossas vidas!

Então agora a gente se pergunta: ah, então eu tenho que deixar de fazer as coisas que eu gosto, tenho que deixar de ir nos lugares que gosto de frequentar, tenho que deixar de ter meus sonhos e ficar somente na igreja, rezando?!?

Não meu irmão, também não é assim... Não é isso que o Senhor quer de nós! Ele quer que nós deixemos de lado todas aquelas coisas que no fundo não vão servir de nada pra nos dar a verdadeira felicidade e o verdadeiro sentido de viver... É por isso que Ele questiona os discípulos: "de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida?"

Na verdade, não é difícil isso que o Senhor nos pede... Você pode até me dizer o contrário, que no fundo é difícil sim, porque além de renunciar a nós mesmos Jesus nos pede para tomarmos a nossa Cruz, ou seja, sofrermos tudo o que for necessário para alcançarmos a Cristo. Mas sabe porque você acha difícil?

Porque o pecado que habita o mundo e que infelizmente habita em nós nos fez pensarmos assim!
Nos fez acostumarmos com as coisas erradas e estragadas desta vida e acharmos que são elas que vão dar sentido à nossa existência e vão nos tornar felizes... Aí, pensando assim, fica difícil de largar elas pra trás e abraçar a nossa cruz para seguirmos a Jesus... Quanta inocência de nossa parte!

Por isso meu irmão, vamos aproveitar essa reflexão de hoje e vamos parar um pouquinho pra pensar no que nós devemos renunciar nesse dia... Antes disso, responda aí na sua consciência, você tem buscado seguir o caminho de Jesus? Você tem procurado estar perto d'Ele? Você tem rezado diariamente, assim como você conversa com seu melhor amigo? Você tem feito coisas boas, coisas que agradam a Deus? Você tem optado em fazer coisas que mais te aproximam de Deus, como por exemplo, participar do Grupo de Oração, ou você tem feito coisas que te deixam mais longe d'Ele?

Então, na medida em que você for respondendo, vai analisando aquilo que você pode e precisa renunciar para estar mais perto de Jesus e para estar definitivamente buscando o caminho d'Ele... Uma coisa eu te falo, você não se arrependerá em momento algum de ter decidido por tomar a sua cruz e seguir o caminho de Jesus, mesmo que seja difícil...

E por fim, pra te ajudar nessa decisão de renunciar a algumas coisas e buscar seguir Jesus, não esqueça do que Ele mesmo disse: "porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com seu Reino".

Você quer ver, com os seus próprios olhos, Jesus voltar aqui na Terra, na Sua forma gloriosa, e lembrar de você por todas as boas coisas que você tenha feito durante a sua vida? Cara, eu quero viu, e muito!!!

Que o Senhor te abençoe nessa busca, nessa decisão, nessa renúncia de cada dia!

Grande abraço!

Tenha fé e perseverança!


Danilo Lopes

1 Comentário(s). Clique aqui!:

Márcio Gomes Pacheco disse...

Parabéns, Danilo...

Acho que eu nem preciso comentar, né? já escrevi um bocadinho bom sobre o tema hoje,rs...

Gostei muito de suas colocações, especialmente a maneira com a qual você nos leva a refletirmos sobre o nosso dia a dia...

Que Deus possa te abençoar cada vez mais!

ps.: só coloquei meu post, porque fiquei com certo receio de o blog ficar sem a reflexão do dia... vc não respondeu minhas mensagens no celular....

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN