Refletindo o Evangelho do Dia - Orgulho Espiritual


Muito bom dia, pessoal!

Contagem regressiva para outro banquete... Faltam dois dias!

Já agradeceu hoje pelas pequenas coisas do seu dia a dia? Se não, por que não fazer isso agora?

A passagem de hoje está em Mt 16,13-23 e é, diga-se de passagem, muito interessante! Se sua Bíblia não está aí por perto, não se despere, é só clicar aqui ou no menu LITURGIA DIÁRIA, lá em cima no menu principal.

Quero trazer nosso foco principal de hoje ao discípulo Pedro. Jesus, em sua didática celestial, procura checar se seus alunos estavam compreendendo direitinho os sinais que Ele demonstrava. Pergunta aos discípulos quem as pessoas achavam que era o enviado prometido por Deus. Estes citam alguns personagens importantes da Bíblia. Em seguida, pergunta a seus alunos, como eles definiam seu mestre.
É bem aqui que começa nossa análise... De ímpeto, como se tivesse uma explosão de idéias, Pedro responde que Jesus era o enviado e filho do Deus vivo! Imaginem a cena quão interessante deve ter sido.

Jesus fica feliz e declara que Pedro era agraciado, pois aquela revelação vinha direta de Deus. Então, Jesus faz a profecia de que Pedro seria o chefe de sua igreja, que daria a chave dos céus a ele... bem... diríamos que Jesus "rasga a seda", enchendo Pedro com palavras muito agradáveis de se ouvir, ainda mais vindas de quem vinha.

O interessante vem agora... Em seguida, Jesus fala que não deviam revelar que Ele era verdadeiramente o enviado prometido de Deus e aproveita para profetizar sobre o sofrimento e morte, pelos quais deveria passar para cumprir sua missão.

Nesse instante, nosso amigo Pedro, que já estava se sentindo o Super Pedrão, por causa de toda profecia que havia sido lançada sobre ele, diz a Jesus que aquelas "coisas ruins" nunca haveriam de acontecer, que Deus não haveria de permitir aquilo. Ao mesmo tempo ele recebe uma das mais duras repreensões dadas por Jesus:

"Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!"
Mt 16,23
Olha só... primeiro Jesus afirma que Pedro era a pedra sobre a qual Ele construiria sua igreja e logo em seguida afirma que ele era pedra de tropeço! Estranho, né?

Podemos, no mínimo, explorar dois pontos importantes sobre isso:
  1. O cuidado que devemos ter sobre o orgulho espiritual;
  2. Cuidado que devemos ter em relação ao estrelismo espiritual;
Falando sobre o perigo do orgulho espiritual, é necessário levarmos bem a sério a mensagem que nos é dada hoje: Pedro, todo ungido por Deus, é usado para revelar ao mundo uma das revelações mais importantes para todo o cristianismo. Então, ele se deixa inchar pelos elogios recebidos pelo Mestre, e rapidamente perde sua unção!

Perdendo sua unção, ele perde o foco de Deus e começa a dizer coisas que não tinha nada a ver com o projeto de Deus para a salvação da humanidade. Imaginem o que seria de nós se realmente tivesse acontecido o que Pedrão falou sobre não acontecer a redenção de Jesus. Nosso mundo seria completamente diferente do que é hoje!

Conseguiu captar a mensagem? Perigosíssimo o orgulho espiritual! Peçamos, agora que Jesus nos dê sempre um coração manso e humilde como o dEle... aliás, peçamos sempre!

Explorando nosso segundo tópico, podemos e devemos aproveitar tal passagem para tomarmos bastante cuidado com um certo estrelismo espiritual que nós mesmos muitas vezes alimentamos. Não sei se já repararam, mas infelizmente estamos transformando nossos evangelizadores em verdadeiros astros. Isso não é nada bom! Não é bom para nós e não é nenhum pouco bom para eles.

Existem pessoas que só vão a acampamentos, a encontros, a reuniões de oração se for "aquela" pessoa quem for pregar, se "aquela" banda ou equipe for tocar, se a oração for ministrada por "aquela" pessoa que geralmente faz todo mundo chorar.

Em quem você está confiando? Na pessoa que agraciada por Deus ou no Deus que agracia seus enviados?

Meus irmãos, pessoas são falhas por natureza. Se você coloca sua confiança em pessoas, sinto muito em dizer que fatalmente você irá se decepcionar. Com toda certeza desse mundo você conhece alguém que se afastou da igreja. Tenha a curiosidade de perguntar a essa pessoa os motivos que a levaram a tal afastamento e tenho certeza em te afirmar que 90% dos casos você encontrará um caso de decepção com pessoas.

Se tais pessoas tivessem colocado sua confiança verdadeiramente em Deus, com certeza não teriam se afastado do caminho desejado por Deus. Olha só o exemplo de Pedro: tinha acabado de ser usado e conduzido por Deus, verdadeiro porta-voz dEle e, logo em seguida dá uma mancada grotesca.

Gostaria de encerrar citando um exemplo muito interessante de uma pessoa ungida de Deus, que muito admiro. Há pouco tempo fiquei sabendo que a banda evangélica Diante do Trono chegou à cidade de Lavras, em Minas Gerais, para ministrar louvor e as pessoas, eufóricas, gritavam aquela famosa frase do "vim aqui só pra te ver". Seguindo sua visão espiritual, revelada através de pedido de palavra de discernimento através de momento de oração e não tendo respeito humano, o ministério resolveu naquele mesmo momento cancelar o show, pagar a multa de recisão de contrato e ir embora. Talvez tenha sido um pouco extrema a decisão tomada, mas foi uma maneira de alertar contra o perigo do orgulho e consequente estrelismo espirituais.

Tomemos cuidado com o orgulho espiritual. Tomemos cuidado em colocar nossa confiança nas pessoas.

Que o Espírito Santo possa conduzir nossa reflexão no dia de hoje.

Grande abraço fraternal,


Márcio Gomes Pacheco

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN