20/08 - Ser Fiel no Pouco




Olá, queridos irmãos e irmãs!

O evangelho de hoje está em Mt 23,1-12. Ele nos fala sobre os fariseus que interpretavam as leis de Deus, mas não as colocavam em prática.

Vemos que eles usavam o nome de Deus só para honrarem a eles mesmos. Colocavam nos ombros das pessoas muitas leis, falavam sobre elas, mas não as praticam.

Faziam todas as ações só para terem honra própria. Os mestres da Lei e os fariseus conheciam tão bem a Lei de Moisés, mas a melhor coisa, eles não possuíam ou não cumpriam, que era a virtude de praticar o que eles mesmos ensinavam.

Dentro desse contexto, Jesus procura alertar:

"Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam."
(Mt 23,3) 

Antes de sermos exigentes com as pessoas, devemos ser exigentes conosco mesmos. Aliás, os que são exigentes com eles mesmos são pessoas que geralmente agem certas.

Infelizmente, são poucos os que agem assim, e o que mais se vê são pessoas numa busca pelo poder e pelas riquezas, colocando tudo acima de Deus. Tudo isso é fruto do egoísmo.

Assim também são alguns cristãos que se portam como os doutores da lei citados neste evangelho. Usam a palavra de Deus para obter honra e glória para si mesmos, não praticam o que ensinam e vivem uma fé que, como diz São Tiago, é uma fé morta:

“Assim como o corpo sem a alma é morto, a fé sem obras é morta.” 
(Tg 2,26) 

Temos que ter muito cuidado para que não vivamos uma fé morta, onde falamos muito de Deus, mas não damos testemunhos de vida. A cada dia temos que fazer um exame de consciência para sabermos de que forma estamos agindo.

O testemunho de vida deve estar presente em todos aqueles que servem a Deus, pois Jesus mesmo o recomenda quando fala para ‘fazer e observar’ o que ensinam os doutores da lei.

Assim, a nossa vida deve estar repleta de boas obras, pois as boas obras nos levam a Deus. Temos que renunciar o orgulho, a vaidade e o egoísmo, os quais são fontes de pecados que afastam as pessoas de Deus. O pior deles é o orgulho.

Percebe-se que atitude daquele ouve e pratica o que ensina é diferente das atitudes de outras pessoas que seguem a Deus por honra e gloria. Um bom exemplo disso são os servos que gostam de escolher funções dentro de seu ministério, isso vai contra o que ensina Deus:

“Quem é fiel no pouco Deus lhe confiará mais.”
(Mt 25, 23)

Assim, hoje busquemos então ser fiel no pouco e evangelizar todas as pessoas que Deus confiará a nós. Não usarmos o nome de Deus para honrar a nós mesmos, pois Ele não se agrada disso. E praticar bons atos, pois a fé é feita também de pequenos gestos.


Angélica Aparecida

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN