12/08 - O que Deus Uniu o Homem Não Separe I




O evangelho de hoje está em: Mt 19 3-12, nele é citado o matrimônio. Esse, sendo algo que jamais pode ser destruído pelo homem.

O matrimonio é um sacramento – sinal de Deus em nossa caminhada cristã – indissolúvel e uma marca indelével; que não pode ser desmanchado por mãos humanas.

No tempo de Jesus eram muito comuns os judeus desta época se divorciar de suas esposas caso pegas em adultério. Mas o problema ia além disso; Muitos casais se divorciavam por motivos banais, ou seja sem nenhum motivo comprovado; assim se o esposo não quisesse continuar o matrimônio ele pedia a carta de divórcio e o sacramento era desfeito.

Jesus é colocado a prova em relação a esse assunto. Esse caso não era bem resolvido entre os judeus desta época. Alguns estudos dizem que havia duas divisões entre esses judeus; uma em que o divórcio serviria somente em caso de adultério e outra na qual o divórcio serviria para qualquer motivo e podia ser feito quando bem entendesse.

Mas Jesus cheio de sabedoria mostra uma parte que passava por despercebido aos judeus daquela época, e que é muito importante ser citado:


[...] “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? (Gn 2, 24) De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.
Mt 19, 3-6

Este trecho que é quase a metade do evangelho de hoje, cita como que deve ser o casamento de acordo com a vontade de Deus, deve ser inseparável.

Acredito que em qualquer matrimônio possa haver alguns desentendimentos, pois cada pessoa tem sua identidade, ou seja, é diferente de cada um. Mas isso não é motivo para o divórcio ou para a separação conjugal. Muitos casais se casam com o pensamento: “se não der certo nós larga” e este pensamento não deve existir em um lar jamais, pois na união de um casal, eles se tornam uma só carne. E estes são co-criadores junto com Deus, pois Deus dá a vida e usa do casal para se formar uma nova vida dada pelo próprio Deus, que são os filhos. Dessa forma Ele é tão grande em amor que faz com que o homem, também faça parte da criação.

É muito importante pensar bem antes de se constituir o matrimônio. O mundo muitas vezes prega contra o matrimônio e muitos casais, hoje vivem somente em comunhão de bens sem nenhum sacramento. Esse fato abre uma ferida no sacramento tornando-o apenas tradicional, sem nenhum motivo concreto para a vida. É sabemos como é citado no catecismo da Igreja que “o vinculo matrimonial é estabelecido pelo próprio Deus” (pág 448) e não pelos homens.

Voltando ao evangelho, Jesus usa de uma natureza radical para afirmar a questão do casamento que leva seus discípulos a questioná-lo se convém ou não se casar; Vale à pena ressaltar a respeito do ultimo trecho do evangelho


“[...] existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim [...] se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus”.
Mt 19, 12

Jesus ressalta outros pontos que não foi citado acima. Mas esta parte é muito incessante, pois fala do celibato. Jesus fala que por causa do Reino dos céus, muitos não se casariam. Algo que iria alem da compreensão, e Ele afirma isso:

“Quem puder entender entenda”.
Mt 19, 12b

Por fim, Compreendendo melhor destes sacramentos de que Jesus nos fala hoje, que possamos então buscar nos conhecermos melhor, sendo capazes de descobrir nossas vocações. E se já vivemos em alguma vocação possamos sempre cultivar o amor, pois é este que faz perdurar nossa vocação.

Um grande abraço.




Paulo Henrique de Souza

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN