Olá, queridos irmãos e irmãs!
O evangelho de hoje nos fala de quando Jesus foi até a montanha para orar. Sabemos que a montanha, em quase todos os trechos bíblicos, foi um lugar de maior intimidade com Deus. Este caso não foi diferente, em se tratando de Jesus.
Hoje o evangelho nos fala sobre a transfiguração que ocorreu em Jesus: em seu rosto como também a mudança nas suas roupas, diante de seus discípulos; Pedro, Tiago e João. O que é citado no evangelho “e foi transfigurado diante deles” (Mt 17,2). Enquanto estava rezando, ele entra em contato com o Pai, e o amor entre eles é tão grande que chega a alterar a sua aparência, ou seja, Ele é transfigurado.
Seus discípulos ficaram perplexos por ver seu rosto mudar tanto assim, principalmente quando aparece Moises e Elias para conversarem com Jesus. Pedro fala que era bom se eles ficassem lá que ele ia fazer três tendas uma para Ele, para Moises e uma para Elias, mas bem quando Pedro falava e uma voz da nuvem dizia “Este é meu filho amado o qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!” (Mt 17,5)
A força da voz do Pai deve foi uma experiência esplendorosa para os apóstolos, a ponto de ficarem assustados. Mas Jesus lhes diz:
“Levantai-vos e não tenhais medo”.(Mt 17,7)
Escutar e ter obediência! É a melhor maneira que devemos fazer. Escutar a Palavra que Jesus veio nos dar. Escutar com os ouvidos, mas, principalmente, escutar com o coração. Só assim podemos ficar transfigurados.
Hoje, o rosto de Jesus aparece mais desfigurado que transfigurado. Desfigurado em tantos rostos das pessoas por causa da pobreza extrema e de outros vários problemas. Jesus aparece de outra forma no rosto de crianças doentes, abandonadas, nos jovens desorientados, perdidos, no dos excluídos da sociedade; nos rostos de desempregados, de idosos abandonados até mesmo pela família.
São muitos os desafios que as pessoas que querem seguir Jesus têm que enfrentar. Mas mesmo assim não devemos ter medo. Existem pessoas que querem levar a vida do seu próprio jeito, sem escutar, sem ter obediência.
Devemos saber que Jesus é transfigurado no meio de nós. Não podemos deixar de lado o amor que ele nos dá. Jesus ama o pobre, o rico... ama todos! Temos que ter a solidariedade com os irmãos, e não esquecermos a obediência para vivermos o amor de Cristo!
Angélica Aparecida de Souza
0 Comentário(s). Clique aqui!:
Postar um comentário