19/08 - Os Principais Mandamentos da Lei




O evangelho de hoje está em Mt 22,34-40, e nos fala dos principais mandamentos da lei de Deus.

Este evangelho em um de seus trechos relata a seguinte pergunta feita a Jesus pelos fariseus:

“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”
 Mt 22, 36 

Os fariseus, como pode se perceber em boa parte dos trechos bíblicos, sempre buscavam algumas contradições nas palavras pregadas por Jesus, mas como sabemos Jesus conhece o coração de cada um e tem a sabedoria divina, assim Ele lidou com autoridade em resposta aos fariseus.

Vemos também que antes disso Ele já havia calado os saduceus. E assim também o fez calando os fariseus com as seguintes palavras:

“‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento! ’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse:

‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’”.
 Mt, 22, 37-39 

Jesus responde a pergunta aos fariseus, mas nos ensina muito mais que uma resposta convincente. Ele reafirma os mandamentos da lei de Deus, fortalecendo-os, e não os menosprezando. Estes dois mandamentos resumem toda a lei dos profetas, Jesus mostra que não era contra as tradições antigas, mas mostra-o que era possível aperfeiçoá-la mais ainda. Simplificá-la a ponto de ser decorada e impressa em nossa mente para que de forma alguma a esqueça.

Esta palavra que Jesus cita hoje serve para nossa edificação espiritual. É uma ordtigas, mas mostra-o que era possível aperfeiçoá-la mais ainda. Simplificá-la a ponto de ser decorada e impressa em nossa mente para que de forma alguma a esqueça. Esta palavra que Jesus cita hoje serve para nossa edificação espiritual.

É uma ordem dada por Deus a qual devemos segui-la, para que tenhamos a certeza de estar no céu aqui mesmo e depois quando não mais estivermos aqui. Deus deve ser amado sobre todas as coisas, sobre tudo, pois Ele nos deu a vida, o lugar onde moramos, o alimento, a família, os amigos, os animais domésticos e selvagens, as estrelas do céu e os grãos de areia da praia.

Tudo foi criado por Ele; e assim por gratidão e amor, devemos amá-lo acima de tudo e todos. Já o nosso próximo é dever amá-lo como nós mesmos. Acredito que ninguém queira o seu próprio mal, e assim Deus ama a todos com o mesmo amor, e não quer o mal a ninguém. Alem disso amando o nosso próximo, vários pecados deixarão de existir, como por exemplo: a mentira, a fofoca, o roubo, o assassinato, o aborto, o adultério, a desonra ao pai e a mãe, as brigas, intrigas inveja entre outros. Um fato é que quem ama não comete estas faltas.

Em resumo, amando a Deus em primeiro lugar e ao próximo como a nós mesmos; viveremos o amor. Assim seremos santificados, pois como é dito nas cartas de São João: “Deus é amor” (1Jo 4, 8b), e como dizem muito por ai; “Filho de peixe, peixinho é”.

Nós somos amor, mas quando praticamos os pecados essa essência que há em nós não aparece, ou seja, fica oculta. Assim neste dia, fica o convite a nós, para que possamos exercitar o amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo. Comecemos pelas pessoas de nosso convívio, amado-as e enxergando a presença de Deus nelas para que assim possamos viver melhor e com Deus ao nosso lado. E que também, seja um dia diferente para nós todos, e com a confiança de uma nova experiência com Deus a partir destes mandamentos.


Paulo Henrique

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN