O evangelho de hoje está na seguinte passagem bíblica: Mt 16,24-28. Para seguimos Jesus temos que despojar tudo aquilo que nos afasta de Deus e Ele sendo o bom pastor, nos alerta que o caminho é difícil e longa é a caminhada.
Isso pode ser encontrado no seguinte versículo:
“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga.” Mt 16, 24
Para sermos verdadeiros cristãos devemos tomar nossas cruzes e seguir o caminho que nos leva a Deus, como é mencionado este caminho é cheio de pedras, obstáculos e muito estreito. Imagine agora, caminhando neste caminho e ainda carregando nossa cruz. Parece-nos algo impossível. Mas acreditem isso não é impossível, pois temos Jesus como nosso intercessor junto do pai, que está sempre disposto a nos ajudar (1jo 2,1b). O mais difícil de nossas vidas é renunciarmos a nós mesmos, pois quem pode fazer isso só pode ser nós, ninguém mais pode. Afinal eu não posso beber água por alguém que tem sede, esperando matar a sede desta pessoa.
A renúncia é um ato de quem deseja muito algo para sua vida. E nela deixam-se de lado tudo que se está a sua volta, estando disposto a fazer tudo por este algo, e esse algo passa a se tornar um tesouro inestimável.
Este ato deve fazer parte de nossas vidas, onde Deus deve ser este tesouro, o centro de tudo e todos, que nos faz renunciar aquilo que não vem Dele. Assim estaremos também honrando o primeiro mandamento da lei de Deus;
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo no teu espírito.” (Dt 6,5 ou Mt 22,37)
Este versículo assume toda essência do cristianismo, e também de toda a renúncia que Jesus fala no evangelho de hoje, O próprio Cristo quando estava em jejum no deserto, usou este versículo para repreender o tentador. (Mt 4,7-10)
Caso nós não renunciarmos aquilo que não vem de Deus, nós buscamos as coisas que vem do mundo e Jesus fala ainda no evangelho de hoje;
“[...] De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida?” Mt 16, 26.
Este é um conselho que Jesus nos dá para a nossa salvação. Acredito que conselhos de amigos sejam muito bons para nossas vidas. E se tratando do mestre Jesus é melhor nem discutir.
Em resumo, possamos a cada dia renunciar aquilo que não nos leva a Deus, e vigiar nossa conduta para que não seja uma conduta de insensatos, mas sim de sábios (Ef 5,15) os quais estão sempre dispostos a renunciar aquilo que nem mesmo sabe-se de fato que não se agrada a Deus.
Um grande abraço a todos!
Paulo Henrique de Souza
1 Comentário(s). Clique aqui!:
Muito sábia a sua reflexão, Paulo Henrique. Gostei muito... Realmente, a vida de todo cristão deve ser de vigilância incessante, para que nossas atitudes sejam condizentes com nossa religiosidade... Que o Senhor nos ajude a ser pessoas orantes e vigilantes! Amém!
Postar um comentário