A Sabedoria e o Silêncio





É importante que reconheçamos o valor do silêncio. Por mais que as circunstâncias apresentadas em nosso cotidiano pareçam nos atormentar (ou pelo menos pretendam isso), não podemos perder a calma e a serenidade. Calar-se em momentos de tumultos, tempestades ou injustiças não significa consentir, mas sim, sabedoria.

Tomemos como exemplo a reação de Jesus Cristo que, quando se viu ali diante de todo povo judeu insultando-o e blasfemando contra o Senhor, nada fez ao seu favor. Deixou que se cumprisse a vontade do Pai em sua vida. Pois Ele sabia que não era do mundo e por isso o mundo não o reconheceria.

Da mesma forma, irmãos, não deixem o seu coração perturbado por coisas que são tão vãs diante da grandeza de Deus em nossas vidas! "No mundo havemos de ter muitas aflições, pois não somos do mundo!"

O mundo não O reconheceu, e nem vai reconhecer os que se declaram do Senhor! E muito pelo contrário, por várias vezes, seremos até perseguidos! O que mais pode nos confortar nestes momentos é que Deus é onisciente e onipresente. Além do mais Ele honra os justos!

Devemos lembrar que assim como Jesus... somos colocados em lugar de outros (em algumas situações) para a sermos crucificados e para que eles não tenham pecado ou sejam libertos deles. O que precisamos entender é que após o momento da crucificação, veio o da Verdade e todos viram a Luz. E Jesus é a Luz da Vida!

Ele sendo Deus (filho) não abriu a boca! Não se pronunciou diante da multidão! Por que havemos de falar algo? Precisamos aprender a aceitar as provações contemplando a Deus através do silêncio, mesmo que no nosso interior o mar esteja agitado. Somente assim moldamos o nosso ser com temperança e sabedoria, preparando-o para a ressurreição que nos é prometida no último dia.

Uma boa leitura da Epístola de São Tiago ajuda-nos a alcançar mais temperança, mais paciência e sabedoria "verdadeira" nesses momentos em que muitas vezes não encontramos uma direção certa para continuarmos a caminhada.

"A sabedoria que vem de cima é, primeiramente pura, depois pacífica..."
(Tiago 3,17)



Prof. Reginaldo Pacheco

1 Comentário(s). Clique aqui!:

Anônimo disse...

Tenho procurado trabalhar esse dom do silêncio em mim, e tem sido muito bom... uma verdadeira bênção de Deus... Muito linda e profunda essa reflexão, Reginaldo. Deus o abençoe sempre!

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN