Sobre os Irmãos de Jesus



Muito bom dia, meus amigos!

Muito já se escutou sobre a polêmica que existe em torno dos irmãos e irmãs de Jesus, né? Nosso objetivo de hoje é analisarmos, etimologicamente, a utilização dessa expressão de parentesco pelo povo israelita, ao longo do livro sagrado.

Meu objetivo não é te "enfiar guela abaixo" certas afirmações que aqui farei. Tenho o intuito apenas de fazer você refletir um pouco mais acerca do assunto.

Nosso primeiro passo é pegar nossa bíblia. Vamos fazer um certo passeio por ela. Comecemos abrindo ela no primeiro livro, em Gn 12, 4-5:

"Abrão partiu como o Senhor lhe tinha dito, e Lot foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos, quando partiu de Harã. Tomou Sarai, sua mulher, e Lot, filho de seu irmão, assim como todos os bens ue possuíam e os escravos que tinham adquirido em Harã, e partiram para a terra de Canaã."

Que tal lermos também o que está escrito em Gn 13, 7-8?

"Por isso houve uma contenda entre os pastores dos ebanhos de Abrão e os dos rebanhos de Lot. Os cananeus e os ferezeus habitavam então naquela terra. Abrão disse a Lot: 'Rogo-te que não haja discórdia entre mim e ti, nem entre nossos pastores, pois somos irmãos."
 
Acho que não precisa dizer nada a respeito, né?
 
Que tal agora analisarmos algumas afirmações do novo testamento?

Nessa parte da escritura, fica claríssimo que os "irmãos de Jesus" não eram filhos de Nossa Senhora. Os supostos "irmãos de Jesus" são indicados por S. Marcos: “Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão e não estão aqui conosco suas irmãs?” Tiago e Judas, conforme afirma S. Lucas, eram filhos de Alfeu e Cleófas: ‘Chamou Tiago, filho de Alfeu… e Judas, irmão de Tiago” (Lc 6, 15-16). E ainda: “Chamou Judas, irmão de Tiago” ( Lc 6, 16). Quanto a ‘José’, S. Mateus diz que é irmão de Tiago: “Entre os quais estava… Maria, mãe de Tiago e de José (Mt 27, 56). Em S. Mateus se lê: “Estavam ali (no calvário), a observar de longe…., Maria Mágdala, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu”. Essa Maria, mãe de Tiago e José, não é a esposa de S. José, mas de Cleofas, conforme S. João (19, 25). Era também a irmã de Nossa Senhora, como se lê em S. João (19, 25): “Estavam junto à Cruz de Jesus sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria (esposa) de Cleofas, e Maria de Mágadala”. Simão, irmão dos três outros, ‘Tiago, José e Judas’ são verdadeiramente irmãos entre si, filhos do mesmo pai e da mesma mãe. Alfeu ou Cleophas é o pai deles.
 
Para finalizar nossa análise, pensemos em um pequeno detalhe:
 
Se Nossa Senhora tivesse esse tanto de filhos, como se costuma ser afirmado por nossos irmãos evangélicos, você acha que Jesus, em sua dor extrema no alto da cruz, teria se preocupado em não deixar sua mãe sozinha, entregando-a aos cuidados de João?

Percebe-se, claramente, que entre o povo israelista, entre os hebreus, era algo muito comum chamar parente próximo de irmão, pelo fato de estarem ligadas consanguineamente. Reflitemos a respeito para que não caiamos na tentação de sair fazendo afirmações sem fundamento ou corrermos o risco de entrarmos em conflitos religiosos por causa de tal tema.
 
Que o Espírito Santo sempre nos guie pelos verdadeiros caminhos da fé.
 
Grande abraço fraternal,


Márcio Gomes Pacheco

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN