Sejamos dóceis ao Espírito Santo!


Muito bom dia, meus amigos!
Mais uma semana que se inicia, e não poderíamos iniciar de maneira melhor!
O Evangelho de hoje nos leva a refletir sobre a necessidade de sermos dóceis ao projeto de Deus em nossas vidas. Hoje comemoramos a natividade de Jesus, o cumprimento da promessa de Deus a seu povo de que uma virgem conceberia e traria ao mundo um menino e este seria, para sempre, sinal da presença de Deus em nosso meio.
Porém, quero chamar nossa atenção a um detalhe que geralmente fica à parte da celebração da festa de hoje: os ouvidos e olhos espirituais de José.

Meus irmãos, Deus já havia traçado o projeto de salvação do mundo desde o primeiro momento em que a desobediência entrou no mundo através da sedução da serpente:
"E porei inimizade entre ti (a serpente) e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."
Gn 3, 13

Porém nada disso teria acontecido, teria se cumprido, se José não tivesse sido dócil ao Espírito Santo, se não tivesse um coração sensível para escutar a voz de Deus e os desígnios Dele para o mundo.
A lei daquela época dizia que se uma mulher fosse pega em adultério, deveria ser apedrejada até a morte! Maria já se encontrava noiva de José quando recebeu o anúncio do anjo Gabriel. Diz a tradição que ela ainda era uma adolescente e uma simples rejeição pública de Jose, naquela circunstância, poderia significar a morte de Maria e o não cumprimento das diversas profecias que apontavam a nossa libertação e salvação do mundo.
É necessário que sigamos o exemplo de José! Não adianta nos enganarmos, nos iludirmos e fixarmos nossos olhares, nossos pensamentos apenas nas coisas materiais. São Paulo nos diz em sua carta aos efésios que estamos em uma guerra espiritual e que não é contra homens de carne que devemos lutar (Ef 6,12). Portanto, é necessário exercitarmos diariamente nossa vida espiritual.
A primeira coisa que devemos fazer é alimentarmos, fortificarmos o nosso eu espiritual. Como? Através da meditação diária que fazemos nesse blog, através de compromisso com a oração pessoal, através do jejum, através do rosário, através da confissão de nossos pecados e, principalmente, através da comunhão com o Senhor, realizada na Santa Missa!
Você tem praticado essas coisas? Todas elas? Nenhuma?
Não adianta apenas você desejar ser uma pessoa em sintonia com Deus. É necessário ter atitude de filho do céu!
Você já parou para pensar em quantos projetos de Deus já foram abortados, paralizados por você pelo simples fato de você não ter agido conforme o Espírito Santo?
Tenho clamado muito o derramamento do Espírito Santo para todos nós, porém a graça maior que tenho pedido é que todos nós possamos ter, cada vez mais, olhos e ouvidos espirituais eficazes e um coração bem sensível à necessidade de nossos irmãos.
Que o Espírito Santo possa guiar nossa semana e fazer de nós cada vez mais dóceis à sua ação!
Grande abraço fraternal,

Márcio Gomes Pacheco

1 Comentário(s). Clique aqui!:

Unknown disse...

Que maravilha de reflexão, Márcio...

A partir dessa reflexão, invoquemos todos juntos o Espírito Santo de Deus, para que tenhamos o máximo possível de sensibilidade espiritual para nos colocarmos à vontade de Deus, às necessidades de nossos irmãos e amá-los com amor desmedido...

Que Deus te abençoe cada vez mais, meu amigo!

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN