Jesus tem poder sobre a natureza


O evangelho de hoje (Mateus 8, 23-27) mostra um episódio muito conhecido: Jesus revela seu poder sobre a natureza. Apesar de causar assombro ou mesmo parecer uma alegoria não podemos negar este episódio. Há poucos dias escutei um padre em sua homilia utilizar os seguintes termos: "se realmente aconteceu assim [...] se não aconteceu o que importa é que [...]". Fiquei um pouco decepcionado com isto... Não quero dizer que este padre estivesse errado em dizer isto, inclusive acredito que este tenha sido um esforço (equivocado) para tornar "aceitáveis" algumas realidades extraordinárias ao nosso entendimento, ou fruto de estudos de teologia não muito boa (bem esta é minha opinião de leigo), ou ainda (o mais provável) ele não tenha se dado conta das conseqüências de sua afirmação. O que quero partilhar com todos leitores é que Jesus é Deus e como tal tem poder sobre a criação.

Esta cena é um prefácio do plano de amor de Deus por nós: primeiro Jesus revela seu poder divino - somente Deus pode criar algo do nada - ao multiplicar pães e peixes. Mostra seu poder divino ao transformar água em vinho, ao ordenar que os ventos e o mar se acalmem. Depois, ele institui sua presença contínua e salvífica em nosso mundo por meio do sacramento da Eucaristia.

Quando anda sobre as águas, quando ordena sobre o mar e os ventos e estes obedecem Jesus nos mostra claramente que Ele tem poder sobre seu corpo e sobre a natureza. Ao transformar água em vinho, ao multiplicar pães, o Senhor já dá indícios da importância destes elementos.

Tudo isso faz constar que Jesus sendo Deus pode tudo, e mais, que Ele ao instituir a Eucaristia tem o poder de transformar o pão e o vinho no seu corpo e sangue.

Não podemos nos dar ao luxo de ficar duvidando da bíblia somente porque não compreendemos, é preciso estudá-la, compreender seu contexto, seu ensinamento moral, mas não é admissível considerar tudo alegoria e querer ficar apenas com a mensagem moral sob pena de cairmos em erros como tornar a mensagem subjetiva, intimista, sem efeito prático ou pior: negar a verdade que Deus revelou!

Assim o caminho mais seguro é procurar conhecer o que nossa mãe Igreja ensina... Para nós leigos, principalmente por meio do catecismo da igreja católica (um livro que contem um resumo da herança da nossa fé) e por meio do clero. É importante fundamentar nossa fé, sob pena de não termos conhecimento e sermos enganados, envolvidos, ludibriados por outras doutrinas e filosofias espalhadas em nossa sociedade. Temos "que construir a casa sobre a rocha" e não "sobre a areia", ou seja, temos que aprender sobre a fé. E isso só é possível com o auxílio do Espírito Santo e da Santa mãe Igreja Católica.

Por fim, temos um aspecto prático a observar neste evangelho: o Senhor não nos abandona e nada é impossível a Ele. Sendo assim, sejam quais forem nossas dificuldades Ele tem o poder de nos salvar. Precisamos confiar e pedir auxílio a Jesus, é necessário orar...

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Rafael Simões

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN