Ocorreu um erro neste gadget

Carta do Padre Raimundo

A Arquidiocese de Goiânia se prepara para o seu primeiro Sínodo

Triênio de preparação: 2009, 2010 e 2011
Sínodo: de 09 a 12 de fevereiro de 2012



Em 2008 nosso Arcebispo Dom Washington Cruz, através de uma Carta Pastoral, fez uma convocação do 1° Sínodo Arquidiocesano. Na primeira parte da carta o Arcebispo iniciou com o seguinte argumento:  “desde que recebi a missão de pastorear esta porção do Povo de Deus, ouvindo e conversando com uns e com outros, fui percebendo a necessidade de convocar uma assembléia especial, tempo que fosse, para nós, um ano da graça do Senhor (Is 61,2)... Convoco o 1° Sínodo da Arquidiocese de Goiânia, frisa Dom Washington, como evento e caminho pastoral que envolverá, na unidade, todos os vicariatos, todas as Paróquias e comunidades, todas as instituições arquidiocesanas, todos os fiéis católicos, com validade para o triênio de 2009 a 2011.” Continua o Arcebispo afirmando que “a convocação para celebrar um Sínodo Arquidiocesano tem por objetivo colocar-nos, junto com toda a Igreja, à escuta da Palavra de Deus e de sua vontade, deixando-nos conduzir por Ele nesta hora de nossa história. Fundamentado no Direito Canônico Dom Washington define o Sínodo como uma assembléia de sacerdotes e de outros fiéis escolhidos da Igreja particular, que auxiliam o Bispo diocesano para o bem de toda comunidade diocesana” (CDC, Cân.460).
 
A palavra “Sínodo” vem do grego sun+hodos e aponta para uma caminhada em conjunto, ou seja, todos vão na mesma direção e com a mesma motivação, respeitando as diferenças e a diversidade de pastorais, movimentos e ministérios.
 
Na 2ª parte da carta o Arcebispo destaca os objetivos específicos do Sínodo que são: a) mergulhar no mistério da Igreja, ou seja, conhecer com clareza o mistério da Igreja e sua missão essencial; b) Formar discípulos missionários, em consonância com a Conferência de Aparecida, comprometer-nos com a reanimação e intensificação da nossa vocação de discípulos missionários; c) Viver a comunhão, como expressão de vida em comunidade e de unidade de nossa Igreja.
 
 
 Recordaremos, também, como o ensino social da Igreja interpelou a consciência de tantos goianos como ordem para reconhecimento e cumprimento dos deveres da justiça e da caridade da vida social e como os cristãos incorporaram, em suas existências, a Luz da verdade moral.” Consta da programação de 2009 uma consulta aos padres, a partir da elaboração de um instrumento de trabalho, pedindo suas impressões e suas idéias a respeito do tema central “mergulhar no mistério da Igreja” na perspectiva do eixo da Palavra (entre 30 e abril e 31 de maio). No dia 24 de maio, às 10h foi realizada uma solene celebração na Catedral, com representações de todas as Paróquias, dando caráter oficial aos preparativos do Sínodo. Em junho o Arcebispo receberá os padres por vicariato para audiências de partilha de idéias e Dom Washington vai expressar, mais uma vez, o que espera da parte de todos nesse processo de caminhada. Em setembro será feito um tríduo ou três encontros, nas comunidades da Arquidiocese proporcionando momentos de reflexão e oração a partir do tema do Sínodo na perspectiva dos desafios do anuncio da Palavra. Para isto será feito um livreto onde constará um roteiro para cada encontro e, na última página, seguirá uma pequena ficha para contribuições individuais e de grupos que poderá ser destacada e entregue no último dia na Paróquia, que será encaminhada à Equipe central do Sínodo. Em novembro haverá uma grande reunião dos conselhos dos Vicariatos. Nessa ocasião serão apresentados ao Arcebispo os grandes apelos recolhidos durante o ano, tanto do clero quanto do povo. E depois de sua apreciação e da palavra dada por Dom Washington, será elaborada a primeira versão do Instrumento de trabalho do primeiro ano de preparação, que será o ponto de partida para o reinício dos trabalhos em 2010.
 
Finalizo com um pedido de Dom Washington: “no processo sinodal são importantes e, até mesmo indispensáveis alguns elementos, tais como a informação, o estudo, a oração, a conversão, o diálogo, o respeito mútuo, o amor, a disponibilidade para acolher os desejos do Senhor.”
 
Com carinho
 

Pe. Raimundo Lopes Salgado
Paróquia N. Sra. Aparecida
Passos a serem dados
 
Nesse ano de 2009 nós começamos os preparativos do Sínodo. Durante o triênio nós vamos estudar e rezar a partir de três eixos fundamentais: em 2009 será o ano da Palavra; em 2010 o ano da Liturgia e em 2011 o ano da Caridade. Nessa caminhada diz Dom Washington, “faremos memória dos diversos planos pastorais até aqui, e da força participativa que todos os cristãos manifestaram no anúncio de Jesus Cristo.

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN