Bom dia meus irmãos!
A leitura do Evangelho de hoje é riquíssima! Eu estava me recordando da primeira vez que a li, não entendi nada do que queria dizer. E certa vez num encontro de crisma, tive a oportunidade de estudá-la, e vi o quanto ela é rica. O quanto esta parábola que Jesus contou é sábia. Eu consigo interpretá-la de duas formas, e vou tentar passá-las para vocês.
No meu primeiro "ver" Jesus compara o dono da plantação (o agricultor) a Deus; então suponhamos que a Deus deixou a plantação de uvas (a Palavra de Deus) para que cuidássemos. Trazendo para o nosso dia-a-dia, é mais ou menos isso. Mas naquela época, a parábola era como se fosse uma profecia. Deus (o agricultor) deixou a plantação para que os lavradores (o povo) cuidasse. Então Deus mandou seus empregados, seus seguidores, e o que povo fez ? Justamente o que é contado na parábola. Não aceitaram nenhum anunciador da Palavra.
Em seguida, Deus mandou mais empregados. Mas não adiantou. E então o que o "Agricultor" fez? Mandou seu próprio filho: Jesus Cristo. E o povo não aceitou, e O mataram da mesma forma. E Jesus pergunta: E quando o "Dono" voltar? Então eu pergunto a vocês: E quando Jesus voltar a esse mundo, você estará preparado? Quais são os frutos que você produziu ?
Outra forma de enxergar essa parábola, é comparando a vinha de Deus a nós, o povo de Deus. Esta parábola serviu naquela época para criticar os líderes, que não cuidavam da vinha como deveriam, e matavam os "empregados" que Deus mandava. Jesus então anunciou que a vinha seria retirada das mãos desses líderes e confiada a trabalhadores que sirvam a Deus, e que entreguem os frutos ao Pai.
No final da leitura até diz que pensaram em prender Jesus naquele dia. Ou seja, a parábola foi tão clara, que eles "vestiram a carapuça" e queriam prendê-lo.
Então, há várias formas de se ver esta passagem. Vendo as pessoas como a plantação, não devemos achar que a tarefa é encarregada somente aos líderes religiosos. Esta tarefa é encarregada também a nós. Esta vinha de Deus está confiada a todos nós. Será que estamos cuidando desta vinha, amando nosso irmão? Ou simplesmente oprimindo e "matando" aqueles que Deus envia para ajudar?
Que possamos, pois, refletir ambas as formas de ver esta parábola. Nós devemos ser o Reino de Deus; cuidando bem da colheita dEle.
Que nosso Pai Celestial derrame infinitas bênçãos sobre todos nós!
Super abraço!
Cinthya Cardoso de Araújo
1 Comentário(s). Clique aqui!:
Parabéns, Cinthya, pela sua reflexão do Evangelho...
Realmente, devemos cuidar muito bem de tudo que Deus nos confia, porque Ele cuida extremamente bem de tudo que nós entregamos a Ele...
Que o Espírito Santo sempre nos ajude a sermos fiéis...
Postar um comentário