Cuidar da vinha do Senhor


Bom dia meus irmãos!

A leitura do Evangelho de hoje é riquíssima! Eu estava me recordando da primeira vez que a li, não entendi nada do que queria dizer. E certa vez num encontro de crisma, tive a oportunidade de estudá-la, e vi o quanto ela é rica. O quanto esta parábola que Jesus contou é sábia. Eu consigo interpretá-la de duas formas, e vou tentar passá-las para vocês.

No meu primeiro "ver" Jesus compara o dono da plantação (o agricultor) a Deus; então suponhamos que a Deus deixou a plantação de uvas (a Palavra de Deus) para que cuidássemos. Trazendo para o nosso dia-a-dia, é mais ou menos isso. Mas naquela época, a parábola era como se fosse uma profecia. Deus (o agricultor) deixou a plantação para que os lavradores (o povo) cuidasse. Então Deus mandou seus empregados, seus seguidores, e o que povo fez ? Justamente o que é contado na parábola. Não aceitaram nenhum anunciador da Palavra.

Em seguida, Deus mandou mais empregados. Mas não adiantou. E então o que o "Agricultor" fez? Mandou seu próprio filho: Jesus Cristo. E o povo não aceitou, e O mataram da mesma forma. E Jesus pergunta: E quando o "Dono" voltar? Então eu pergunto a vocês: E quando Jesus voltar a esse mundo, você estará preparado? Quais são os frutos que você produziu ?

Outra forma de enxergar essa parábola, é comparando a vinha de Deus a nós, o povo de Deus. Esta parábola serviu naquela época para criticar os líderes, que não cuidavam da vinha como deveriam, e matavam os "empregados" que Deus mandava. Jesus então anunciou que a vinha seria retirada das mãos desses líderes e confiada a trabalhadores que sirvam a Deus, e que entreguem os frutos ao Pai.

No final da leitura até diz que pensaram em prender Jesus naquele dia. Ou seja, a parábola foi tão clara, que eles "vestiram a carapuça" e queriam prendê-lo.

Então, há várias formas de se ver esta passagem. Vendo as pessoas como a plantação, não devemos achar que a tarefa é encarregada somente aos líderes religiosos. Esta tarefa é encarregada também a nós. Esta vinha de Deus está confiada a todos nós. Será que estamos cuidando desta vinha, amando nosso irmão? Ou simplesmente oprimindo e "matando" aqueles que Deus envia para ajudar?

Que possamos, pois, refletir ambas as formas de ver esta parábola. Nós devemos ser o Reino de Deus; cuidando bem da colheita dEle.

Que nosso Pai Celestial derrame infinitas bênçãos sobre todos nós!

Super abraço!

Cinthya Cardoso de Araújo

1 Comentário(s). Clique aqui!:

Anônimo disse...

Parabéns, Cinthya, pela sua reflexão do Evangelho...
Realmente, devemos cuidar muito bem de tudo que Deus nos confia, porque Ele cuida extremamente bem de tudo que nós entregamos a Ele...
Que o Espírito Santo sempre nos ajude a sermos fiéis...

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN