Ocorreu um erro neste gadget

Cuidar da vinha do Senhor


Bom dia meus irmãos!

A leitura do Evangelho de hoje é riquíssima! Eu estava me recordando da primeira vez que a li, não entendi nada do que queria dizer. E certa vez num encontro de crisma, tive a oportunidade de estudá-la, e vi o quanto ela é rica. O quanto esta parábola que Jesus contou é sábia. Eu consigo interpretá-la de duas formas, e vou tentar passá-las para vocês.

No meu primeiro "ver" Jesus compara o dono da plantação (o agricultor) a Deus; então suponhamos que a Deus deixou a plantação de uvas (a Palavra de Deus) para que cuidássemos. Trazendo para o nosso dia-a-dia, é mais ou menos isso. Mas naquela época, a parábola era como se fosse uma profecia. Deus (o agricultor) deixou a plantação para que os lavradores (o povo) cuidasse. Então Deus mandou seus empregados, seus seguidores, e o que povo fez ? Justamente o que é contado na parábola. Não aceitaram nenhum anunciador da Palavra.

Em seguida, Deus mandou mais empregados. Mas não adiantou. E então o que o "Agricultor" fez? Mandou seu próprio filho: Jesus Cristo. E o povo não aceitou, e O mataram da mesma forma. E Jesus pergunta: E quando o "Dono" voltar? Então eu pergunto a vocês: E quando Jesus voltar a esse mundo, você estará preparado? Quais são os frutos que você produziu ?

Outra forma de enxergar essa parábola, é comparando a vinha de Deus a nós, o povo de Deus. Esta parábola serviu naquela época para criticar os líderes, que não cuidavam da vinha como deveriam, e matavam os "empregados" que Deus mandava. Jesus então anunciou que a vinha seria retirada das mãos desses líderes e confiada a trabalhadores que sirvam a Deus, e que entreguem os frutos ao Pai.

No final da leitura até diz que pensaram em prender Jesus naquele dia. Ou seja, a parábola foi tão clara, que eles "vestiram a carapuça" e queriam prendê-lo.

Então, há várias formas de se ver esta passagem. Vendo as pessoas como a plantação, não devemos achar que a tarefa é encarregada somente aos líderes religiosos. Esta tarefa é encarregada também a nós. Esta vinha de Deus está confiada a todos nós. Será que estamos cuidando desta vinha, amando nosso irmão? Ou simplesmente oprimindo e "matando" aqueles que Deus envia para ajudar?

Que possamos, pois, refletir ambas as formas de ver esta parábola. Nós devemos ser o Reino de Deus; cuidando bem da colheita dEle.

Que nosso Pai Celestial derrame infinitas bênçãos sobre todos nós!

Super abraço!

Cinthya Cardoso de Araújo

1 Comentário(s). Clique aqui!:

Anaíle Flores disse...

Parabéns, Cinthya, pela sua reflexão do Evangelho...
Realmente, devemos cuidar muito bem de tudo que Deus nos confia, porque Ele cuida extremamente bem de tudo que nós entregamos a Ele...
Que o Espírito Santo sempre nos ajude a sermos fiéis...

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN