SACRAMENTO DA COMUNHÃO


Para mim é uma grande alegria estar fazendo este ‘trabalho’ sobre os sacramentos, e em especial falar sobre o Sacramento da Comunhão, o qual aprendi a amar de uma forma especial quando compreendi o quão importante e significativo ele é, e como é eficaz alimento para nossa vida espiritual.

Jesus instituiu a Eucaristia e deu novo sentido à páscoa que os judeus costumavam celebrar (relembrando a saída do Egito, faziam memória deste fato histórico da ação de Deus que tirou o povo de Israel da terra da escravidão). Ele é agora a nova Páscoa, a Aliança eterna e definitiva de Deus com a humanidade, por meio de seu Filho Jesus Cristo.

“Tomai e comei. Isto é o meu corpo que é dado por vós” – Mt 26,26; Mc 14,22; Lc 22,19, 1Cor 11,24.

Agora não é mais recordação da libertação da escravidão do Egito. Agora é o CORPO DE CRISTO, entregue para nossa salvação e redenção. Seu próprio corpo é nosso alimento.

“Tomai todos e bebei. Isto é o meu Sangue, o Sangue da Nova e eterna Aliança, que será derramado por vós e por todos, para a remissão dos pecados” – Mt 26,27,28; Mc 14,24; Lc 22,20; 1Cor 11,25.

Agora não é mais o sangue do cordeiro que os judeus sacrificavam para recordar a saída do Egito. Agora é o próprio SANGUE DE CRISTO que nos salva e nos liberta, perdoa e nos faz viver de novo. O Sangue de Cristo é a nova e eterna aliança. É seu elo de amor para conosco.

Celebrar a Eucaristia é celebrar a própria vida de Cristo, seu amor profundo por nós que foi entregue numa cruz para nos salvar e libertar de todo o pecado, nos dando a salvação.

"Quando a Igreja celebra a Eucaristia, memorial da morte e ressurreição do seu Senhor, este acontecimento central de salvação torna-se realmente presente e « realiza-se também a obra da nossa redenção... Mistério: mistério grande, mistério de misericórdia. Que mais poderia Jesus ter feito por nós? Verdadeiramente, na Eucaristia demonstra-nos um amor levado até ao "extremo" (cf. Jo 13, 1), um amor sem medida”.

Todas as vezes que comungamos em uma missa estamos diante do próprio Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. É a festa, a celebração do ‘Banquete do Cordeiro’.

Quanta benção, quanto amor. Deus nos ama de tal forma que deseja celebrar conosco a sua própria vitória, esta grande festa que recordamos em cada missa; por isso é tão importante participarmos da Santa Missa, pois o Senhor nos aguarda para festejarmos com Ele a sua vitória. Imagine quanto amor Deus manifesta por nós, pois além de vencer o pecado, a morte, Ele deseja estar conosco e O faz de forma concreta em cada Santa missa através da Eucaristia.

Tornamos-nos templos do Espírito Santo quando comungamos, pois temos em nós um pouquinho do Corpo e Sangue do próprio Jesus. Que possamos acolher todo este amor que Deus tem por nós e se faz presente na Eucaristia, gesto concreto de amor ilimitado, fonte de vida para saciar a nossa fome e sede espirituais.

‘... Senhor quando te vejo no Sacramento da Comunhão sinto o céu se abrir e uma luz a me atingir esfriando minha cabeça e esquentando meu coração... Jesus fonte de misericórdia que jorra no templo, Jesus o filho da rainha.

Jesus, rosto divino do homem; Jesus, rosto humano de Deus...’

Klênia Pereira Pires

2 Comentário(s). Clique aqui!:

Anônimo disse...

Kleninha, eu ja tinha te falado que o seu texto ficou excelente "in off", ne, mas quero de novo deixar registrado aqui...
O Sacramento da Comunhão é a maior graça que Jesus nos deixou... é um gesto de profundo amor para com a humanidade, que devemos aproveitar ao máximo! A Bíblia nos diz que chegará um tempo em que procuraremos a Eucaristia e não a encontraremos... portanto, aproveitemos hoje, agora, cada momento para estar na presença eucarística de Jesus, enquanto ainda se pode!
Abraços a todos!

Klêni@ disse...

Anaíle, muito obrigada por suas palavras. Confesso que fiquei um tanto 'ansiosa' por escrever sobre este Sacramento, que como ja disse é um dos mais belos! Pra mim foi uma grande alegria e um aprendizado e tanto falar sobre o Sacramento da Comunhão.

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN