Ocorreu um erro neste gadget

Confirmação: Comunhão com o Espírito Santo



O segundo Sacramento da Igreja Católica é a Confirmação. Nele os Cristãos são fortalecidos, e se tornam capazes de professar a fé recebida dos apóstolos.

A recepção deste sacramento é necessária à consumação da graça batismal e, segundo o Catecismo da Igreja Católica, ‘pelo sacramento da Confirmação os fiéis são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras’.

Através deste sacramento o cristão também recebe um ‘selo’, pelo qual participa do sacerdócio de Cristo, sendo que este permanece para sempre no cristão como promessa e garantia da proteção divina e também em estar a serviço da Igreja.

“Aquele que nos fortalece convosco em Cristo e nos dá a unção é Deus, o qual nos marcou com um selo e colocou em nossos corações o penhor do Espírito.”
(2Cor 1,21-22; Cf Ef 1,13; 4,30)


O efeito do sacramento da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como foi outorgado aos apóstolos no dia de Pentecostes. Por isso, a confirmação produz crescimento e aprofundamento da graça.

“Tendo ouvido que a Samaria acolhera a palavra de Deus, os Apóstolos, que estavam em Jerusalém, enviaram-lhes Pedro e João. Estes, descendo até lá, oraram por eles, a fim de que recebessem o Espírito Santo Pois ele ainda não descera sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então começaram a impor-lhes as mãos, e eles recebiam o Espírito Santo.”
(At 8,14-17)


Convém ressaltar que com a Confirmação, o sacramento do batismo é válido e eficaz, porém a iniciação cristã permanece inacabada, por isso a importância de recebê-lo. A preparação para a Confirmação deve auxiliar o cristão a ter mais intimidade com Cristo, e com o Espírito Santo, através de seus dons e suas ações.

Assim como no Batismo, é importante que os cristãos procurem ajuda espiritual de um padrinho ou madrinha. Estes podem ser os mesmos do Batismo, para marcarem bem a unidade destes dois sacramentos, mas não é obrigatório que sejam os mesmos. Todos os batizados podem e devem receber este sacramento.

Com a Confirmação fortalecemos nosso vínculo com Deus através da ação do Espírito Santo, que vem em nosso auxílio quando Dele precisamos, e nos ajuda, sobretudo a dar testemunho de fé em nosso cotidiano.


Klênia Pereira Pires

2 Comentário(s). Clique aqui!:

Anaíle Flores disse...

Querida Klênia,
Muito bom o seu artigo sobre o crisma... É realmente um sacramento muito especial, em que o jovem decide confirmar a sua fé na nossa Igreja, em Jesus, no Espírito Santo...
E eu tenho muito orgulho de já ser madrinha de crisma de uma mocinha muito especial... quero ser para ela realmente uma força a mais para estar sempre em comunhão com Deus. E além de tudo já fui convidada para ser a madrinha de mais uma menininha muito linda... com certeza Deus a abençoará para que ela receba o sacramento logo logo...
Um grande abraço!

Marcio Pacheco disse...

É...

realmente é muito importante falarmos um pouco mais sobre as facetas que constroem a identidade de nossa igreja, né?

Os sacramentos nos apontam isso...

De maneira especial, é muito importante conhecermos todos eles, porém o Crisma nos ajuda a entender o porquê de a Igreja Católica batizar as crianças ainda pequenas.

O que muitas igrejas evangélicas combatem sobre nós é facilmente debatido quando explicamos que essa decisão de assumir mais a fundo a vida religiosa e espiritual vem através da confirmação do batismo, ou Crisma.

Que Deus nos ajude a entendermos mais nossa igreja através desses artigos que a Klênia irá colocar aqui para nossa reflexão...

Parabéns, Klênia, e que Deus continue abençoando sua vida!

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN