Reflexão do Evangelho - Diferenças entre ser Discípulo e ser Apóstolo


Muito bom dia, meus amigos!

Para quem foi zeloso com a palavra do Senhor e acompanhou a leitura e a reflexão do Evangelho de ontem, viram que, a exemplo de José, devemos sempre buscarmos ter ouvidos, olhos e coração em sintonia com os propósitos de Deus para todos nós, senão podemos colocar o plano de salvação de muuuuuita gente a perder. Já pensou o que seria de nós se ele tivesse pensado que se tratava de apenas mais um dos inúmeros sonhos que ele havia tido em toda a sua vida e tivesse rejeitado Maria? Nem quero pensar em tal hipótese...

Pois bem, hoje é Jesus quem vem nos apontar duas questões importantíssimoa para nossa vida espiritual:

  • Antes de qualquer decisão devemos colocar nossos ouvidos e olhos espirituais para funcionar, buscando escutar diretamente de Deus os direcionamentos para nossos passos;
  • Ele vem nos mostrar na passagem de hoje que existe uma diferença importantíssima entre ser chamado e ser voluntário;
No início do nosso Evangelho percebemos que Jesus se retirou para a montanha para orar, para conversar com o Pai. Logo em seguida, Jesus tomou uma decisão que traria as consequências que sabemos do restante de sua vida pública e nascimento da igreja católica.

Tenho completa certeza em afirmar que só foi após confirmação de Deus que Jesus escolheu seus doze apóstolos! Mas você pode me dizer que Ele não acertou na escolha de Judas, porém engana-se quem assim imaginar: Judas foi essencial para que se cumprissem todas as profecias de que o Filho de Deus deveria padecer, perder a aparência humana, ser humilhado e morrer por sacrifício de amor a nós!

Jesus chamou aquelas doze pessoas sem medo algum de errar, pois Deus mesmo havia dado a certeza em seu coração do que deveria ser feito! Essa certeza sobre o que fazer, como agir para cumprir os desígnios de Deus só temos se, de fato, estivermos exercitando o nosso eu espiritual. Vendo muito além do que os olhos carnais podem ver e ouvindo a voz doce do pastor, que só fala àqueles que têm ouvidos sensíveis ao seu chamado.

O outro tópico apontado pela passagem de hoje é que Jesus tinha discípulos e apóstolos. Alguém sabe me dizer a diferença entre eles?

Discípulo vem do latim discipulus e significa aluno, enquanto que Apóstolo vem do grego apostolos, e significa enviado.

Aí mesmo na definição já da pra ver que existe uma enorme diferença, né?

Para quem já fez o Seminário de Vida no Espírito II, sabe bem que o voluntário, aquele que ainda é apenas aluno e ouviu falar de Jesus, é cheio de boas intenções, mas não tem eficácia em seus atos porque os mesmos são guiados pela sabedoria humana. O voluntário ainda não conhece suficientemente bem a voz do Pastor, para ser capaz de obedecê-la e ser guiado por ela.

Infelizmente, mesmo cheio de boas intenções, suas ações não surgem tanto efeito quanto as daqueles que têm vida de intimidade com o Mestre e são enviados por Ele para a missão. Intimidade só vem com convivência, com proximidade. Quem é simplesmente discípulo, é algo como um conhecido, enquanto que os apóstolos são amigos íntimos.

Sou professor e posso falar com propriedade que não são todos os alunos que tem proximidade de seus professores.

Vê-se, então, que todo apóstolo é discípulo. Porém, nem todo discípulo é apóstolo!

"Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos."
Lc 6, 13


E o que é necessário para, além de discípulo, ser um apóstolo do Senhor?

Isso já foi dito na reflexão de ontem: termos olhos e ouvidos espirituais; buscarmos fortalecer o nosso eu espiritual através de práticas concretas de quem realmente é um ser espiritual.

Assim, devemos buscar jejum; fortalecer nossa vida de oração pessoal; visitar mais o Santíssimo; confessar nossos pecados; rezar o rosário; estar em constante reflexão da Palavra de Deus, que é o que fazemos diariamente nesse blog; termos o coração sensível às necessidades de nossos irmãos e esquecermos um pouco mais dos nossos próprios umbigos; e, o mais importante de tudo, irmos ao máximo de missa que pudermos para estarmos sempre comendo e bebendo da carne e do sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Que o Espírito Santo possa dar uma sacudida em nossos corações no dia de hoje a ponto de fazer com que tomemos atitudes concretas em busca de sermos, verdadeiramente, apóstolos eficazes para a edificação da obra do Senhor.

Grande abraço fraternal!!!


Márcio Gomes Pacheco

1 Comentário(s). Clique aqui!:

mmarie disse...

Que o Senhor te abençôe e te conserve com a graça de difundir Sua palavra por meio de teu blog, fazendo um bem maior em todos os corações! Conheces a Obra dos Filhos da Ressurreição? Eis o endereço da página:
www.obrafr.com.br
Um abraço fraterno em Cristo Jesus com o carinho insubstituível da Maria Santíssima,
Mércia Salsa

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN