Refletindo o Evangelho de hoje - O Perdão




Bom dia, meus amigos! É com grande satisfação que estou aqui mais uma vez fazendo a reflexão do Evangelho. Para mim, é uma oportunidade ímpar que o Senhor me deu de estar sempre procurando ir além na Sua Palavra, e não apenas lendo, mas refletindo e buscando sempre mais conhecê-la. Convido vocês também a não somente lerem a Palavra de Deus, mas de estarem sempre refletindo e procurando entender o que Jesus está dizendo para você com ela.
Bom, hoje o Senhor nos convida a amar de forma verdadeira através de um ato sublime: o perdão. Mas antes de tudo, vamos ler a passagem de hoje, que se encontra no Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas 7, 36-50.


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 36um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume,
38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: "Se este homem fosse um profeta, saberia que
40tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora". Jesus disse então ao fariseu: "Simão, tenho uma coisa para te dizer". Simão respondeu: "Fala, mestre"! 41"Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinqüenta.
42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?" 43Simão respondeu: "Acho que é aquele ao qual perdoou mais". Jesus lhe disse: "Tu julgaste corretamente".
44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: "Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés.
46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor".
48E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49Então, os convidados começaram a pensar: "Quem é este que até perdoa pecados?" 50Mas Jesus disse à mulher: "Tua fé te salvou. Vai em paz".


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor


Hoje Jesus nos dá um exemplo e tanto! Perdoar... nos dias de hoje não é fácil. Aliás, nem nos dias de hoje, nem antigamente, nunca foi fácil perdoar àqueles que nos fizeram algum mal. O ser humano, por natureza, sente raiva, mágoa, é egoísta demais para “rebaixar-se” a alguém que o ofendeu.

Se nós continuarmos a agir assim, que tipo de relacionamentos teremos daqui para frente? Porque todos nós erramos de alguma forma, e querendo ou não, acabamos por magoar pessoas com os nossos erros. E se não mudarmos a nossa forma de agir... Sempre estaremos de cara feia para alguém, pessoas estarão magoadas conosco e assim vai. NÃO. Nós somos cristãos, isso quer dizer que acreditamos e amamos a Cristo, e queremos seguir os Seus santos exemplos, por isso aqui vai uma lição de ouro que Ele próprio nos deu hoje: perdoar.

É como diz o ditado: “Fazer o bem sem olhar a quem”. Em outras palavras, perdoar sem levar em conta o tamanho do erro e a pessoa que errou. Nós somos todos irmãos em Cristo, nós somos todos iguais e temos o direito de ter sempre “mais uma chance”. Perdoar é um ato sublime de amor, do mais puro amor: aquele que está pronto a esquecer o que se passou e olhar a pessoa que errou com olhos mais fraternos que antes.

Em Jeremias 3 o Senhor nos fala de arrependimento – um quesito fundamental para o perdão. Nessa ocasião, todo o povo de Judá e de Israel haviam abandonado o Senhor, mas mesmo assim Ele resolve perdoá-lo. Ele diz: “Ó Israel, infiel, volte para mim. Sou eu, o Senhor quem está falando. Sou bondoso e por isso não ficarei com raiva de você”.

Dessa forma, o Senhor nos ensina outra coisa: quem perdoa não fica remoendo as mágoas, mas as deixa para trás, como se nem tivessem existido. O perdão é uma arma que o cristão possui para transformar o mundo em que vive, e nós podemos e devemos usar essa arma sempre e em qualquer ocasião. A atitude de perdoar tem que partir de nós mesmos, mas, orando, pedimos força a Deus para nos ajudar a vencer o orgulho e a mágoa.

Sejamos verdadeiramente seguidores de Jesus Cristo, demonstrando amor e adoração a Ele através do amor, amor que seja capaz de perdoar sempre!

Toda a Bíblia está cheia de passagens falando do perdão e de tantas outras “armas” que nós cristãos temos que usar! Leia a Palavra de Deus diariamente e você verá as bênçãos que Deus despejará em sua vida!

Um grande abraço a todos vocês. Fiquem com Deus!



Samara Qualhato.

3 Comentário(s). Clique aqui!:

Klêni@ disse...

Samara, realmente hoje Jesus nos fala sobre algo muito importante, o perdão é um gesto difícil, porém muito nobre. Mas se queremos ser cristãos verdadeiros e cumpridores fiéis da palavra de Cristo temos que ser humildes para perdoar e amar sobretudo aqueles que nos magoam e tentam nos prejudicar. Peçamos ao Senhor que nos dê sabedoria e coragem para sempre perdoar... abs, que Deus te abençõe!

Rafael Simões disse...

Muito madura sua reflexão. Que Deus te abençoe cada vez mais!

Anônimo disse...

É... o perdão é, para muitos, um dos gestos mais difíceis do cristão... Eu mesma, muitas vezes, sinto bastante dificuldade em esquecer algo que alguém fez contra mim ou contra a minha família... Mas eu acho que o mais importante é a busca! Mesmo que se ache que é muito difícil, que não vai conseguir, o simples fato de tentar, de buscar perdoar já é um grande passo e, com certeza, leva um dia ao perdão...
Portanto, busquemos, dia após dia, amar e perdoar... Um dia de cada vez!

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN