Bom dia, meus amigos!
O Evangelho de hoje narra os acontecimentos que antecederam o nascimento de João Batista. Fala também de seus pais, e quero começar falando um pouco desse casal, partindo da sua história.
Podemos ver na Palavra que era um casal idoso, e ainda por cima, ela era estéril. A primeira coisa que vejo e que quero refletir com vocês é que Deus poderia escolher um casal de jovens para ser a família de João Batista, mas preferiu um casal de idosos. Ou seja, para servir a Deus, a idade não serve como desculpa.
Zacarias diz ainda: "Mas como isso pode acontecer? Eu sou um velho e minha mulher também...". Do mesmo modo, muitos "velhos" de hoje preferem ficar no seu cantinho, olhando o tempo passar, esperando a morte chegar. E wusndo digo "velho", não me refiro somente aos que têm idade avançada, mas àqueles que acham que já passou o seu tempo, que já "deu o que tinha que dar".
A idade daquele casal não os impedia de serem fiéis à Deus, de seguirem os mandamentos Dele e serem justos. E foi por isso que o casal recebera tal Graça. Eles tiveram fé e Deus atendeu a súplica.
João Batista também é um grande exemplo para todos nós. Podemos ver a superação dele frente aos problemas que teve de superar desde antes de seu nascimento. Ser criado por pais idosos, a mãe que foi se esconder nas montanhas quando engravidou, a provável morte dos pais durante sua infância ou adolescência (já que eram idosos), ter que aprender a se virar sozinho, enfim.
Ou seja, João Batista tinha tudo para ser um "coitadinho", mas aprendeu a superar as dificuldades desde pequeno. Provavelmente, pelo fato dos pais serem idosos, ele passou a ajudá-los nos afazeres desde que começou a andar; e isso para uma criança poderia ser algo que realmente incomodasse. Porém, João Batista não se deixou abater por nada disso e se tornou "a voz que clama no deserto", pedindo que indireitassem o caminho, anunciando a chegada do tão esperado Messias.
Bom, podemos tirar muitas lições disso tudo, não é mesmo? Uma das mensagens que podemos ver, é de incentivo, de ânimo. Não se deixar abater pelas dificuldades e vencer os obstáculos tendo fé, como João Batista!
Grande abraço a todos!
Cinthya Cardoso de Araújo
0 Comentário(s). Clique aqui!:
Postar um comentário