Ocorreu um erro neste gadget

Santo do Dia 08/08 - São Domingos

São Domingos nasceu em Caleruega, na Castela Velha no ano de 1170. De família nobre, e de belo rosto, acostumou-se desde jovem às duras penitências. De caráter metódico e firmíssimo, deu grande importância aos estudos, como premissa indispensável ao dever apologético dos frades pregadores. Aos 14 anos de idade, foi enviado para Palência, onde estudou filosofia e teologia. Como sacerdote e cônego de Osma distinguiu-se pela retidão, zelo, pontualidade nas funções e espírito de sacrifício. Pregou com êxito contra os hereges albigenses, que defendiam a existência de dois princípios, de duas divindades: o Bem e o Mal; e ensinavam o desprezo a tudo o que fosse corpóreo, material, repudiando, assim, o casamento e tudo o que, segundo a concepção maniqueísta, pudesse manchar a alma.
Estudo e pobreza são os dois pontos principais da Ordem dominicana, o programa de vida dos frades 'mendicantes' que vestem o hábito de São Domingos, contemporâneo de outro grande e amado santo fundador, São Francisco de Assis. Ambos deixaram no mundo um sinal indelével, embora em breve período da existência terrena. São Francisco morreu com 44 anos de idade e São Domingos com 51.
Em Tolosa, nasceu a primeira Casa dos Irmãos Pregadores ou Dominicanos no ano de 1215, frades pobres e estudiosos destinados a pregar a doutrina cristã não somente com palavras, mas com exemplos de vida, sem a suspeita de interesses materiais. Domingos deu o primeiro exemplo, caminhando a pés descalços, dormindo no chão, jejuando e vivendo de esmola. Tendo sido um dos importantes inovadores da vida religiosa no século XIII, procurando uma nova forma de estar presente no mundo em transformação. Honório III aprovou a Ordem dos Pregadores, sob a Regra de Santo Agostinho.
São Domingos morreu na Bolonha no dia seis de agosto do ano 1221 e foi proclamado santo, 13 anos após a morte, em 1234.

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN